Alienação

Páginas: 3 (579 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
ALMA DA FOME É POLÍTICA

A fome é exclusão. Da terra, da renda, do emprego, do salário, da educação, da economia, da vida e da cidadania. Quando uma pessoa chega a não ter o que comer, é porquetudo o mais já lhe foi negado. É uma espécie de cerceamento moderno ou de exílio. A morte em vida. E exílio da Terra.
A alma da fome é política.
A História do Brasil pode ser contada devários modos e sob vários ângulos, mas para a maioria ela é a história da indústria da fome e da miséria. Um modo de dividir o mundo em dois, produzindo um gigantesco apartheid. Nesse campo, fizemosverdadeiros milagres de desenvolvimento: um dos maiores PIB do mundo abraçado com a pobreza e a miséria mais espantosa. Aqui não houve lugar para o acaso. Tudo foi produzido como obra calculada. Fria.O resultado está ai diante dos olhos de todo. Uma parte ostensiva, rica educando, motorizada, dolarizada. Outra parte imensa na sombra, analfabeta, dando duro todos os dias, comendo pão queo diabo amassou em cruzeiros, reais. Dois mundos no mesmo país, na mesma cidade, muito próximos pela geografia e infinitamente distantes como experiência de humanidade.
A fome é a realidade, oefeito e o sintoma. O ponto de partida e de chegada. A síntese, a ponta do novelo a partir da qual tudo se explica e se resolve. Porque a fome não é episódica nem superficial. Revela fundo o quantouma pessoa está sendo excluída de tudo e com que frieza seu drama é ignorado pelos outros.
A realidade cotidiana de 32 milhões de pessoas vivendo na indigência, a população de uma Argentina.Os sem-nada, os sem-comida, habitantes do mundo da fartura, do terceiro exportador mundial de alimentos.
É gente que começa o dia buscando o que comer e que chega à noite sem nada. Pode-seimaginar o quadro porque é o de todo dia para milhões de seres humanos: a fome de comida e de tudo. A essa altura da vida da humanidade é incrível que isso aconteça. Como morrer de fome ao lado de 70...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alienação
  • Alienação
  • O que é alienação
  • Alienação
  • Alienação
  • O que é alienação
  • Alienação
  • Alienação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!