Alienação

Páginas: 5 (1070 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – UNEMAT
CAMPUS UNIVERSITÁRIO VALE DO TELES PIRES
DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO
LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO














ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA.





















COLIDER
2010
MARCELO SILVA ALEXANDRE
RENATO KALIU DE SOUZA DANETTI
















ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA.










Trabalhoapresentado para obter nota na disciplina de “SOCIOLOGIA” do curso de Licenciatura em Computação do Campus Vale do Teles Pires da UNEMAT/MT, sob orientação da Professora Elizângela.







COLIDER
2010
Alienação e Ideologia

A alienação e a ideologia esta presente em praticamente tudo no nosso dia-a-dia, desde a marca do pó do café que tomamos pela manhã até a roupa que vamos usardurante a noite para sair, e por ai vai. Claro que temos outros conceitos para essas palavras, juridicamente falando, significa a perda de um bem ou um direito pela venda, por isso escutarmos a frase, “meu carro está alienado” ou “compramos seu carro mesmo alienado”
Mas voltando ao conceito de real importância dessas palavras neste texto, veremos como as pessoas são alienadas em ideologias e amaioria delas nem se dão conta disso, por exemplo, ideologias políticas: “Brasil um país de todos” ou “Educação para todos”, pare e pense será que essa é a real situação de nosso país? Será que todos têm acesso a educação? Na verdade isso é só uma máscara para disfarçar a verdadeira situação que acontece em nossa querida pátria, todo bom brasileiro deve saber que não é bem por ai que anda ascoisas, somos escravos de nosso trabalho, vendemos a nossa força de trabalho por mais barato que seja e mesmo assim trabalhamos muito mais do que o proposto, pelo mesmo preço sem direito a reclamar, aliás, a fila de pessoas que querem seu lugar nessa grande massa de exploração que é o mercado de trabalho é grande, se você sair outro entrará em seu lugar. Afinal é preciso pagar as contas, alimentar afamília e fazer mais contas. Um bom exemplo de alienação e ideologia do trabalho é o filme “Tempos Modernos”, representado pelo inesquecível “CHARLES CHAPLIN”, que retrata exatamente como é a jornada de trabalho de um trabalhador em grandes fábricas industriais e alienação neste serviço, onde o trabalhador é praticamente engolido pelas máquinas, o grande esforço repetitivo a quantidade de vezesque se faz um movimento e as gratificações que são oferecidas para este funcionário em função de estimular sua produção, faz com que aquele movimento seja praticamente involuntário, para confeccionar um produto onde ele jamais saberá o resultado final ou jamais terá condições de possuir.
A verdade é essa, o brasileiro é escravo de seu próprio trabalho, e quanto mais se trabalha e se ganha, maisse gasta, mais a necessidade de consumir.
E a quantidade de pessoas miseráveis que existem em nosso país, sem escolaridade sem ter o que comer o que vestir, só com a esperança de um dia após o outro. Uma educação mascarada pelas propagandas de televisão, para melhorar a imagem de um país cuja realidade é bem diferente, um exemplo claro é a educação em lugares do interior onde às vezes a tãofalada educação para todos nem chega. O engraçado é que o governo sempre esta medindo esta educação, e o nível de analfabetos estão diminuindo. Será que isso é verdade? Claro que o acesso a educação ficou muito, mas fácil na ultima década, mas não deve se medir o nível de educação de um país por uma prova onde só é aplicada a uma pequena porção da população em relação ao tamanho do país. Será queesse é o “país de todos”?
Outra forma de ideologia e alienação é a mídia, sempre influenciando ao consumismo, a merchandising é o ponto de partida, para o consumo desenfreado. Por exemplo: você trabalha economiza para comprar uma mercadoria, um carro zero km, quando conseguir comprá-lo, já haverá outra versão sendo lançada mais atualizada que o seu, resultado, seu produto é desvalorizado muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alienação
  • O que é alienação
  • Alienação
  • Alienação
  • O que é alienação
  • Alienação
  • Alienação
  • alienação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!