Alienação e trabalho

Páginas: 5 (1165 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
As novas configurações do trabalho e a subjetividade


Podemos dizer que o ser humano se faz pelo trabalho, porque ao mesmo tempo que produz coisas, torna-se humano, constrói a própria subjetividade. Desenvolve a imaginação, aprende a se relacionar com os demais, a enfrentar conflitos, a exigir de si mesmo a superação de dificuldades. Enfim, com o trabalho ninguém permanece o mesmo, porqueele modifica e enriquece a percepção do mundo e de si próprio (ARANHA; MARTINS, 2009, p. 67).





Podemos pensar o trabalho como categoria ontológica do ser social por ser fundamental na construção do ser em suas mediações com o mundo e em sociedade: transformamos o mundo, as relações e a nós mesmos a partir do trabalho. A criatividade é uma das características do trabalho, no entanto,alguns processos podem bloqueá-la ou torná-la uma exigência que muitas vezes vem acompanhada de ansiedade, culpa e sofrimento.
A relação sujeito-trabalho se transforma ao longo da história. Cada transformação da estrutura produtiva vem acompanhada de uma “ética” do novo trabalhador, no sentido de requerer um tipo específico de trabalhador necessário à sua reprodução e manutenção.
No final doséculo XIX e início do século XX, período identificado como Segunda Revolução Industrial surgem importantes modificações na relação sujeito-trabalho. É o início da era do taylorismo e fordismo, buscando a criação de um novo tipo de trabalhador, mais produtivo e disciplinado. A chamada organização científica do trabalho dissociou a produção de trabalho das qualificações dos trabalhadores, separou adimensão inteligente da execução do ato de trabalho e o monopólio do conhecimento foi assumido pela gerência. Buscava-se a moralização dos trabalhadores antes vistos como selvagens, ignorantes, feios e grevistas, trazendo um trabalhador dócil, submisso e economicamente produtivo.
Porém, nos anos 70, a rigidez do regime taylorista-fordista vai se abalando, dando lugar a uma maior flexibilidade nosprocessos de trabalho, impulsionados pelas novas tecnologias da informação, reestruturando o sistema produtivo nas formas como vemos nos dias de hoje. Sobre a relação de mercado contemporâneo, há duas tendências contraditórias: uma vertente aponta para a precariedade e desproteção do sistema de trabalho; e a outra indica a valorização do trabalho qualificado e resgate do conhecimento dotrabalhador. Devido à grande competição por postos de trabalho, cada vez mais difíceis e exigentes, surge então um individualismo crescente.
A necessidade de um perfil diferenciado moldado de acordo com as novas tecnologias impõe ao trabalhador uma busca incessante por especializar-se, aperfeiçoar-se, reciclar-se, adquirir um número ilimitado de competências e propriedades adaptativas a diversos tiposde trabalhos e em situações inesperadas colocadas pelos mesmos. O termo competência não se refere unicamente à capacidade técnica, mas também ao desenvolvimento pessoal que envolve experiências vividas e sentimentos ligados ao desenvolvimento de relações interpessoais, à competitividade, à transcendência de limites ligados a objetivos cada vez mais elevados, associados a aquisição de podercrescente.
Hoje, a subjetividade do trabalhador é solicitada a produzir e se reproduzir mediante eventos inesperados e atividades laborais em equipe, mesclando prazer e sofrimento em processos de trabalho muitas vezes criativos, porém acompanhados de ansiedade, agonia, culpa e até mesmo solidão. Trabalho e sobre-trabalho avançam o domínio do cotidiano dentro e fora da esfera produtiva, englobandoextensivamente a totalidade da vida dos sujeitos.
Nesse sentido, o conjunto das habilidades exigidas do trabalhador é ampliado. Para além das conhecidas habilidades manuais, a ele são demandadas habilidades cognitivo-comportamentais que abrangem novos conhecimentos teóricos e práticos, capacidades operacionais formais (lógicas), decisórias e comunicativas, combinadas à responsabilidade, atenção e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alienação no trabalho
  • Trabalho e alienação
  • alienação no trabalho
  • Trabalho e Alienação
  • Trabalho e alienação
  • Alienação no Trabalho
  • Trabalho e alienação
  • Trabalho e alienação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!