Alienação e ideologia

Páginas: 7 (1719 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2012
ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA
Resumo da 4ª aula
Prof. Izidro



Introdução

A cultura pode ser contaminada por modos perversos que a desviam do processo de humanização. Estes são a alienação e a ideologia, cujos riscosrefletem nas definições dos objetivos de uma educação focada na emancipação humana.
O trabalho entendido no amplo sentido de atividade prática e teórica, é uma condição para a instauração do mundo da cultura, mas, se as relações de poder não fazem democráticas, persiste a cultura da dominação, com nítidos prejuízos para a equitativa repartição dos bens, sociais, sobretudo a educação.

I.Alienação

Alienação é uma forma de tirar a identidade das pessoas. Uma pessoa alienada é aquela que age sem saber das coisas. É uma pessoa que vive mas não dá importância para o que se passa no mundo. Que não luta pelos seus ideais e que se submete a qualquer coisa.
A Alienação é a cegueira da consciência. Sendo assim, toda e qualquer Ideologia apresentada é válida. Uma sociedadealienada é uma sociedade em estado de anomia (sem nome). A alienação se caracteriza pela falta de capacidade do individuo conseguir pensar por si só, ele não se reconhece enquanto ser e se torna ‘escravo’ de uma realidade que o condiciona a viver sem razões individuais. A sociedade humana hoje se mostra tomada pela ‘doença do possuir’, as mídias, todas as formas de comunicação, cospem produtos evendem ideias absurdas para a população, que, durante décadas sofrendo um processo de cegueira da consciência, não consegue identificar nem separar seus gostos reais dos gostos fabricados e oferecidos.
“Pensar cansa”. Esta frase representa a ideia central da alienação, cujo objetivo é fabricar pensamentos que atendam ao interesse particular de certa parcela da sociedade, a menor e dominante, enaturalizá-los na maioria da população. A alienação se torna uma máquina de homogeneização, que transforma o povo em massa, com pensamentos e comportamentos similares, com buscas e motivações vagas, mas que lhe parecem fundamentais. O principio básico aqui é controlar o sentido da evolução social, fazendo-o estagnar nos estágios virtuais de satisfação e prazer. A longa busca por respostas pelosentido da vida começa a passar despercebida dando lugar a uma nova busca, a de ter cada vez mais bens e posses que ocupam o espaço exterior ao homem, deixando um lugar vazio, o espaço interior, sua personalidade.
Hoje há a predominância de uma cultura hedonista, alicerçada na ideologia do ‘aqui e agora’, a vida deve ser vivida hoje, pois não se sabe o que o futuro reserva. A ideologia de umnovo estilo de vida, que surge como ferramenta de dominação de classes, propaga, dissemina, infecta o corpo social, que, vulnerável devido as suas características heterogêneas, é capturado e se corrompe com pensamentos e sentimentos fúteis.



II. Ideologia

Ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada aações políticas, educacionais, econômicas e sociais.
Não é preciso ser filósofo para ter ideias. Todas as pessoas têm suas ideias. A diferença é que o filósofo procura construir, através do estudo e da reflexão, um sistema mais ou menos coerente de ideias para, a partir dele, interpretar e criticar a realidade. A maioria das pessoas, no entanto, vai formando seu conjunto de ideias sem muita reflexão.Esse conjunto de ideias recebe o nome de ideologia. Todos nós temos a nossa ideologia, mas de maneira geral não temos consciência disso. Julgamos que nossas ideias refletem sempre a realidade. Não nos damos conta de que muitas dessas ideias foram colocadas em nossa cabeça pela educação familiar, pela escola, televisão, jornais, moda, cinema, internet, etc. A ideologia predominante na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alienação e Ideologia
  • Ideologia e Alienação
  • Alienação e ideologia
  • Alienação e ideologia
  • Ideologia e alienação
  • Alienação e ideologia
  • ideologia e alienação
  • alienação e ideologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!