Alienação Toltal

Páginas: 2 (454 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Alienação total
Na manufatura, ou modo de produção pré-capitalista, o trabalhador é explorado, mas não é despojado do seu saber. O capital se apropria do trabalho, mas a alienação é apenas docorpo.

Já no modo de produção especificamente capitalista (trabalho industrial), o processo de trabalho é desmontado pelo capital que o remonta à sua própria lógica. A alienação é então total. Otrabalhador da manufatura torna-se propriedade do capital.

As forças intelectuais da produção desenvolvem-se apenas num aspecto, em função dos operários serem classificados e distribuídos segundo suasaptidões específicas. Já se nota a cisão entre o trabalhador e as forças intelectuais do processo material de produção, que são apropriadas pelo capital.


Relação Hierárquica
Na indústria, adivisão entre trabalho manual e trabalho intelectual se configura na relação entre trabalhadores técnico-científicos, cuja função é organizar o processo de trabalho e os operários que o executam.

Essa éuma relação hierárquica. Os operários estão submetidos à lógica que o capital impôs ao processo de trabalho. Quem atua para submetê-los são os trabalhadores técnico-científicos, que se constituem emagentes do capital.

Os trabalhadores técnico-científicos não só organizam e planificam o processo de trabalho, mas também perpetuam uma estrutura hierárquica e reproduzem as relações sociaiscapitalistas

Separação entre execução e reflexão sobre o trabalho
Partindo de Marx, André Gorz acrescenta que, “os trabalhadores da ciência e da técnica, no interior de sua função técnico-científica, têma função de reproduzir as condições e as formas de dominação do capital sobre o trabalho”. As ciências e as técnicas não são, assim, ideologicamente neutras. Elas favorecem a reprodução do capital ede sua lógica.

O próprio Marx já havia sugerido que o desenvolvimento geral da ciência e do progresso tecnológico - a utilização do conhecimento científico-tecnológico na produção capitalista -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Toltal
  • alienação
  • Alienação
  • Alienação
  • O que é alienação
  • Alienação
  • Alienação
  • O que é alienação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!