alienação parental

Páginas: 17 (4233 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2013
ENTRE SEPARAÇÃO, ATITUDES E VINGANÇA: A ALIENAÇÃO PARENTAL COMO A MORTE INVENTADA

Midiane da Cruz Melo1
Rony Rei do Nascimento Silva2
Acácia Gardenia Santos Lelis³
Universidade Tiradentes/UNIT
Resumo
Alicerçado no Direito de Família o presente artigo visa erigir uma reflexão sobre a Síndrome da Alienação Parental-SAP atentando para o papel do Assistente social isso porque para além decaber uma repressão judicial a SAP se desdobra dentro do seio de uma “família” composta de pais e filhos, este último, vítima que mais precisa de ajuda e orientação. Apresenta resultados de pesquisa bibliográfica, utilizando livros e artigos científicos disponíveis no acervo das bibliotecas da Universidade Tiradentes e em sites confiáveis da internet e de resultados de entrevista com o AssistenteSocial Gaspar José Albano Filho. Ao final da pesquisa percebeu-se que o tema discutido no presente artigo não é apenas novo para a ciência jurídica significando também uma nova demanda para o assistente social, profissional que deve, nas suas atribuições, contribuir neste processo com uma visão crítica, possibilitando o acesso aos direitos garantidos por lei, as famílias e as crianças eadolescentes, estando sempre na defesa e na efetivação dos direitos e das garantias dos indivíduos.
Palavras-Chave: Assistente social, Alienação parental, Poder Jurídico, Criança, Adolescente

1.INTRODUÇÃO

O Serviço Social se desdobra de forma condizente às transformações sociais sofrendo mutações a medida que o contexto social em que está inserido se modifica, isso porque, para além de ter suasraízes imbricadas nas transformações econômicas seu objeto de estudo é a Questão Social emergente do caldeirão de modificações políticas, econômicas e sociais que circundam a sociedade.
O presente estudo visa erigir uma reflexão sobre a Síndrome da Alienação Parental-SAP atentando para o papel do Assistente social isso porque, os membros da “ex-família” (genitor alienador, filhos e genitor nãotitular da guarda como alienados) para além de suporte jurídico necessitam de ajuda social, que venha cercada de um profissional que enxergue a realidade familiar de forma macrossocial, percebendo a síndrome como síntese das mudanças ocorridas na sociedade, especialmente no mundo do trabalho. O individualismo, a competição, a correria do dia a dia, os problemas financeiros, desgaste físico no trabalho,são situações que contribuem para a flexibilização das relações familiares, colaborarando para o rompimento do vínculo afetivo entre marido e mulher. Os filhos, no centro da relação, servem de instrumento de vingança, como punição pela situação vivida.
Nesse sentido o presente artigo tem como objetivos específicos: a) elencar o conceito de Síndrome da Alienação Parental ; 2. DistinguirAlienação Parental de Síndrome da Alienação Parental; 3.identificar as causas determinantes do processo de alienação; 4.meios para obter a alienação parental; 5. conseqüências da alienação parental; 6. a repressão judicial à alienação parental; 7. o papel do assistente social diante da alienação parental.
No tocante da justificativa ressalta-se a importância do conhecimento sobre a temática, visto que énecessário para o profissional um domínio teórico para lhe dar com a situação na prática, atribuição que já toma lugar nos espaços sócio-ocupacionais do profissional.


2.FILHOS: O FIM DO CASAMENTO E O EGOÍSMO ENTRE OS EX-CONSORTES

Laços de amor e carinho perpetuam a vida de uma família composta de pais e filhos, que comungam mutuamente do afeto que os uni. Contudo, lamentavelmente e commaior freqüência do que se supõe, ao consumir-se a separação entre o casal essa relação se transforma apresentando-se nos meandros do egoísmo, da vingança e do ódio.
É necessário então a intervenção judicial para uma vez consumada a separação do casal, conceder a guarda dos filhos a um dos ex-consortes, assistindo ao outro que não possui a guarda dos filhos, o direito-dever de com eles estar. E...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alienação Parental
  • alienação parental
  • Alienação parental
  • Alienação Parental
  • Alienação parental
  • Alienação Parental
  • Alienação parental
  • alienação parental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!