Alienação Moral

Páginas: 3 (638 palavras) Publicado: 2 de junho de 2014
Biografia de Jean-Paul Sartre

Comece a aula lembrando que muitas pessoas sonham ou tem pesadelos onde aparecem sem roupa na rua, à frente de estranhos. Ficam aflitas e envergonhadas e só sentemalívio ao despertarem e perceberem que tudo não passou de um sonho. A partir disso, podemos pensar, filosoficamente, por que sentimos vergonha? Por que um bebê não sente vergonha de estar sem roupa?Para Sartre, a vergonha vem do fato de que nós somos o que os outros nos revelam. Assim, no caso da vergonha, somos instituídos pela presença julgadora dos outros. Nós reconhecemos nossaexistência a partir do significado que o outro nos atribui. Se me sinto envergonhado e acho que está acontecendo comigo é algo feio, é outro que me revela nesse significado. Do mesmo modo, ao estar apaixonado,egoisticamente precisando ser amado, o outro me revela nessa necessidade.



Diferente do amor, que quer aprisionar o outro ao nosso lado, o ódio também nos revela quem somos. O ódio também merevela minha maldade, meu ser cruel, que despreza a liberdade do outro. Por isso, mesmo quem ri de nós nos institui. Enfim, cada um de nós experimenta a própria existência sob o olhar alheio.Isso faz com que nossa relação com os outros seja tão íntima que precisamos assumir uma vida ética. Por mais que eu me considere de determinado jeito, sempre haverá que nos mostra de modo diferente.Podemos até disfarçar já é colocar-se no mundo com base no outro. Por isso, Sartre chegou a dizer que o inferno são os outros. Não há como escapar disso: é preciso ser ético.



Alienação moralAlienação moral é preocupar-se de maneira distorcida com o outro. Não é ignorá-lo, visto que é impossível, pois ele nos mostra em si como somos, mas traduzi-lo de uma forma que não permita essarevelação. Eu trato os outros os outros sem que eles façam com que eu me repense. Ao tentar ignorar um pobre, o rico só o está categorizando, impedindo que a pobreza revele a sua vileza. Assim, para se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alienação moral
  • Alienação Moral
  • Alienação moral
  • Alienãção moral
  • Alienação Moral
  • Alienação moral
  • Alienação moral
  • Alienação moral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!