Aliemtnso

854 palavras 4 páginas
Farmácia UNIOESTE – Alimentos e Saúde – 3° Ano
Professora: Luciana Fariña
Aluno: Charles Seuchuco

Alimentos Funcionais: Uma boa definição para alimentos funcionais como sendo aqueles que beneficiam uma ou mais funções orgânicas, além da nutrição básica, contribuindo para melhorar o estado de saúde e bem-estar e/ou reduzir o risco de doenças. Os alimentos funcionais devem ser alimentos e não pílulas, cápsulas ou qualquer forma de suplemento e devem ser eficazes em quantidades normalmente consumidas em uma dieta padrão. Um alimento funcional pode ser:
O próprio alimento natural ou algum alimento que foi adicionado, removido ou alterado um ou mais componentes.

Hortaliças Frutas e hortaliças junto com uma dieta balanceada podem prevenir doenças como câncer ou doenças coronárias através de substancias presentes no alimento que estão envolvidas em processos metabólicos do organismo. São ricas em carboidratos e fibras e altos níveis de micronutrientes, os quais podem conter propriedades funcionais.
Compostos funcionais presentes nas hortaliças:
• Fibras, amido resistente e Inulina Fibras: As paredes celulares das hortaliças, compostas principalmente por celulose, hemicelulose, pectinas, proteínas e polifenóis, são a principal fonte de fibras dietéticas. As fibras não são digeridas ou absorvidas no intestino delgado, mas são fermentadas por bactérias presentes no cólon, produzindo ácido lático e ácidos graxos de cadeia curta como os ácidos acético, propiônico e butírico, que podem reduzir o colesterol circulante no sangue. O consumo adequado de fibras previne a prisão de ventre e as hemorróidas e pode auxiliar na prevenção da obesidade, diabetes, câncer de cólon, úlceras e doenças coronarianas. O amido é um carboidrato complexo formado por unidades de glicose e constituído de duas frações: amilose e amilopectina. Foi descoberto que uma parte do amido dietético não era digerida e absorvida no intestino delgado. Esta parte foi chamada de amido

Relacionados

  • Animal
    1131 palavras | 5 páginas