alicerde

1255 palavras 6 páginas
FACULDADE PARAISO

ALEXANDER SOARES SCHROEDER

RESUMO – O ESPIRITO DO CAPITALISMO

SÃO GONÇALO
2013

ALEXANDER SOARES SCHROEDER

RESUMO – O ESPIRITO DO CAPITALISMO

Breve resumo de alguns capítulos sobre o Espírito do Capitalismo de Max Weber, trabalho para a prova de p2.

Prof. Nilton Soares de Souza Neto

SÃO GONÇALO
2013

1) Resumo
Para o alemão Weber o desenvolvimento do espírito capitalista teve grande influência das ideias religiosas do século XVI. Surgiu com a Reforma de Lutero o novo conceito de vocação, desta forma, começava a surgir a valorização do cumprimento do dever. “A única maneira de viver aceitável para Deus não estava na superação da moralidade secular pela ascese monástica, mas sim no cumprimento das tarefas do século, imposta ao indivíduo pela posição no mundo.”
“O efeito da Reforma, em contrastes com a concepção católica foi aumentar a ênfase moral e o prêmio religioso para o trabalho secular e profissional.” Segundo Lutero, a profissão do indivíduo era vista como uma dádiva ou um dom especial que Deus tinha lhe dado e sua posição na sociedade era um preenchimento da vontade de Deus. O autor apresenta os principais representantes históricos do protestantismo ascético e evidencia a inter-relação existente entre os diversos movimentos, se destaca entre eles, os Calvinistas (com a doutrina da predestinação), o qual foram essenciais na formação e no fortalecimento do moderno espírito capitalista. Segundo o autor, a principal diferença entre o calvinismo e o catolicismo está na eliminação completa da salvação por meio da Igreja e dos Sacramentos, pois os protestantes acreditavam na sua salvação através da graça de Deus.
Para os católico quanto mais “santa” fosse a vida do indivíduo mais deveria se afastar das atividades cotidianas e já no calvinismo a idéia era de se provar sua fé na atividade secular. “O homem deve, para estar seguro de seu estado de graça,

Relacionados

  • Poligonal por Irradiação
    1324 palavras | 6 páginas
  • MEU TRABALHO DA BIBLIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    5816 palavras | 24 páginas