ALICE CRISTINE ROSSMANN FAGÁ - PEG - POLO CHUPINGUAIA

2010 palavras 9 páginas
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
PÓS-GRADUAÇÃO – GESTÃO EM SAÚDE
POLO DE CHUPINGUAIA/RO

ALICE CRISTINE ROSSMANN FAGÁ

ATIVIDADE I – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO GOVERNAMENTAL

CHUPINGUAIA/RO
2014
ATIVIDADE CAPÍTULO I - CONTEÚDOS INTRODUTÓRIOS AO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

1) Quais são as principais características que contrapõem o “Estado Necessário” ao “Estado Herdado”?
O Estado Necessário engloba a aptidão do Estado em atender a maioria das demandas presentes na sociedade, como também, fazer surgir e satisfazer novas demandas. Ele tem a finalidade de promover o bem estar da sociedade, busca atender os anseios da comunidade, realizar o planejamento de políticas voltadas para as necessidades da sociedade, efetuar planos e metas para promover o desenvolvimento social, e transformar em realidade aquilo que vêm do Estado Herdado e não foi realizado objetivando um desenvolvimento mais justo, igualitário e sustentável.
O Estado Herdado refere-se ao Estado que está inapto para atender as demandas da sociedade referente a um estilo alternativo de desenvolvimento. Advém de outros governos e é herdado do período militar e neoliberalismo. Concentra favoritismo, clientelismo, autoritarismo, aversão a mudanças, sem interesses em políticas de desenvolvimento social justo e igualitário.
Sendo assim, se faz necessário a transformação do “Estado Herdado” em “Estado Necessário” e para tal feito é importante o Planejamento Estratégico Governamental.

2) De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário?
O Planejamento Estratégico Governamental (PEG) é um instrumento para identificação, definição e processamento de pontos para implementação de políticas, para resolver novos problemas. Ou seja, visa verificar necessidades da sociedade, auxiliar decisões, programar ações, apresentar recursos, traçar objetivos, metas

Relacionados