Aliança falhda

576 palavras 3 páginas
Nos dias de hoje estamos observando cada vez mais, uma crescente forma de estratégia empresarial entre as organizações, que são as alianças estratégicas, também chamadas de parcerias, joint ventures ou fusões.
A aliança estratégica é a união de duas ou mais empresas que possuem um objetivo comum entre si. Podem se unir de diversos modos e também podem ter um tempo certo para se atingir o objetivo ou ser permanente.
Devido à concorrência cada vez mais acirrada que as empresas vêm sofrendo, elas sentiam a necessidade e verificaram a possibilidade de se unirem para se solidificarem frente à outras empresas, que cada vez mais estão ficando mais fortes. Outros motivos para a sua formação são as diversas vantagens que podem ser obtidas como a troca de conhecimento e tecnologia, onde uma empresa que possui know-how para a produção de um item, pode não ter a força da marca de uma outra empresa e, ao invés de efetuar elevados gastos para a aquisição de nova tecnologia ou a solidificação da marca, unem-se em uma aliança estrategicamente elaborada para que as duas partes sejam beneficiadas.
Alianças estratégicas são muitas vezes fundamentais para a execução bem sucedida das estratégias empresariais. No entanto, as empresas têm cada vez mais difícil obter o máximo valor de suas alianças, outros encontram suas alianças falhar completamente. Uma estratégia bem sucedida ajuda empresas a melhorar seus processos de gestão da aliança, integrando todos os aspectos da gestão de alianças, de ligar as alianças para a estratégia global, para maximizar o desempenho de alianças individuais, para otimizar um portfólio de alianças inteiro.

Concluindo, a aliança estratégica é uma ótima alternativa para se fazer frente à concorrência e atingir objetivos que, isoladamente se tornam inviáveis, ou pelo menos, bem mais difíceis de serem atingidos.

The alliance between Honda and Rover
Nos dias de hoje estamos observando cada vez mais, uma crescente forma de estratégia empresarial entre as

Relacionados