Alian As Estrat Gicas Log Stica

7190 palavras 29 páginas
CRIANDO VANTAGEM COMPETITIVA NO MERCADO INTERNACIONAL:
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS NA LOGÍSTICA DE EXPORTAÇÃO UM ESTUDO DE CASO
Milton de Camargo Junior – UNIMONTE
Leonel Mazzali – Uni Sant’Anna

Resumo
O acirramento da competição e a crescente sofisticação do consumo geraram um ambiente turbulento, onde a capacidade de atender “em tempo” a uma demanda instável emerge como elemento central da construção e da manutenção da vantagem competitiva. Nesse contexto, a logística assume um espaço privilegiado, impelindo a implementação de novas estruturas organizacionais e o desenvolvimento de novas relações com fornecedores, distribuidores e clientes, visando a coordenação e a integração dos fluxos físico e de informações. Na verdade, o caráter crítico assumido pela variável “tempo” trouxe novos desafios estratégicos impossíveis de serem enfrentados no interior das fronteiras de uma organização.
Este trabalho analisa o processo de criação da vantagem competitiva no âmbito da economia internacional, a partir do novo arcabouço conceitual – gestão da cadeia de suprimentos – proposto por Bowersox et alii, 1995 e Innis e LaLonde,1994. Pretende-se mostrar, em primeiro lugar, que o sucesso no mercado internacional depende crucialmente do desenvolvimento e da gestão das relações com outras organizações integrantes da cadeia de suprimentos. Em segundo lugar, mostrar que a formação dessas alianças exige um processo peculiar de construção, visando a adaptação das estratégias e das culturas das organizações.

Introdução
No período recente, o acirramento da competição e a crescente sofisticação do consumo geraram um ambiente turbulento, onde a capacidade de atender “em tempo” a uma demanda instável emerge como elemento central da construção e da manutenção da vantagem competitiva. (Stalk e Hout, 1990)
Nesse contexto, a logística se coloca como espaço privilegiado de decisão, seja sob a ótica da redução de custos, seja sob a ótica da diferenciação/inovação. (Bowersox et alii, 1989, 1992,

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Plano de negócios
    13700 palavras | 55 páginas