Alguns fatores de influência no comportamento de compra feminino.

Páginas: 8 (1794 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Alguns fatores de influência no comportamento
de compra Feminino.

Fernanda Cardoso
Vanessa Vargas

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo identificar alguns fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor feminino, no segmento de produtos de beleza, também abordar a questão da influência das mídias para a efetivaçãodo consumo.

Palavras-chave: comportamento do consumidor; consumo feminino; ideal de beleza feminina; mídia.

Introdução:

A mulher tem tido uma forte participação no mercado de consumo principalmente após as transformações ocorridas na sua estrutura familiar, social e a sua maior inserção no mercado de trabalho.
A cada ano que passa o perfil de família tradicional vem mudando, nos dias dehoje é de conhecimento da maioria que o número de famílias que estão sendo dirigidas pelas mulheres estão em constante crescimento. Existem situações em que a mulher faz

seu papel de mãe e assume o de pai, neste caso quando mora sozinha com os filhos e também quando ocupa uma posição no mercado de trabalho, onde seu salário é superior ao do marido. O detalhe mais interessante é que a maioriadas mulheres não ocupam mais, nos dias de hoje, aquela posição de ser apenas dona de casa.
Então devido a existência de um número significativo de famílias dirigidas pelas mulheres, é certo afirmar que são elas que possuem o maior poder de decisão na hora da compra, isto inclui sua influência ou até mesmo decisão final na hora de comprar produtos e serviços para sua família e para si.
Asmulheres são diferentes dos homens e são grandes compradoras pela sua maior capacidade de atenção e observação. A mulher analisa aquilo que compra para além de seu uso imediato, ela tem uma visão abrangente de perceber a realidade e se veste para que as pessoas a vejam, ela é preocupada com as conseqüências de uma compra enquanto o homem pensa muito mais no seu conforto pessoal, tem um comportamento maisindividual, pensa em si na hora da compra.
O homem não tem qualidade de ser seletivo, quando ele saí para comprar algo, ele foca somente no que quer e resolve, já mulher tem um comportamento mais de coleta, ela saí de casa para comprar em busca de muitas coisas, isto se justifica por ela ter mais interesses como beleza, saúde, casa, filhos e até as necessidades do marido. Por isto que a mulheré a que mais compra, porque não compra só para si, assume o papel de comprar para seus filhos, marido e para si própria.
A conquista da autonomia financeira da mulher através de uma carreira profissional no mercado de trabalho a possibilita participar de todos os processos decisórios de compra. Em várias áreas da indústria há uma preocupação cada vez maior com o gosto feminino.

1. O processodecisório de compra
Os departamentos de marketing das empresas estão cada vez mais depositando seus esforços para encontrar formas de atingir com maior eficácia o público feminino, tendo em vista que a mulher vem crescendo no que se refere às decisões e influências na hora da efetivação de uma compra.
As mulheres necessitam de formas de abordagem diferentes das direcionadas para o públicomasculino. Elas são mais delicadas e dão muita atenção aos detalhes e assim para que sintam desejo por um produto necessitam de formas de abordagem que

as façam desejar o produto. E neste momento que as empresas por meio das publicidades se aliam a conceitos padronizados para vender produtos. As publicidades se valem de padrões de beleza vendido pela mídia, com o da juventude, para conseguir venderprodutos que envolvem a beleza. As mídias no geral são fortes influenciadoras na decisão de compra feminina, já que estas ditam padrões de comportamento que acabam sendo aceitos pela grande maioria.
As mulheres preocupam-se muito com a sua aparência física, necessitam estar sempre belas, e para isto consomem muitos produtos que vendem a ideia de beleza e principalmente aquela relacionada a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR OS FATORES QUE INFLUENCIAM A COMPRA
  • Fatores que influenciam o comportamento de compra dos consumidores
  • INFLUENCIA DO CONSUMO DE COMPRAS NO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS
  • Influencia da propaganda no comportamento de compra infantil
  • A influência do fator ecológico na decisão de compra de bens de conveniência
  • COMPORTAMENTO DE COMPRA: Influências recebidas pelo mercado consumidor.
  • Análise da Influência da Racionalidade Limitada sobre o Comportamento de Compra∗
  • A cultura organizacional como fator de influência no comportamento humano nas organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!