ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO DO COMPORTAMENTO MORAL E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

1249 palavras 5 páginas
ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A QUESTÃO DO COMPORTAMENTO MORAL E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Débora Ribeiro (Pedagogia – PR/UNICENTRO), Carla Luciane Blum Vestena (Orientadora - Depto de Pedagogia/UNICENTRO), e-mail: clbvestena@gmail.com.br

Palavras-chave: Anomia. Heteronomia. Autonomia.

Introdução
Desde que nascemos, regras, valores, pressupostos e ideias a serem seguidos são gravados, pouco a pouco, em nosso modo de pensar e agir sobre o mundo social. Para tudo que desejamos fazer, desde as coisas mais naturais, como a hora em que fazemos nossas refeições, até algo como o desejo de fazer uma tatuagem, nos deparamos com normas pré-definidas que nos dizem o que é certo e errado. Para Piaget (1932), nisso se constitui a moral, ou seja, um verdadeiro conjunto de regras a serem respeitadas e seguidas por todos os sujeitos de uma determinada sociedade. Para ele, o julgamento moral se divide em três fases: anomia, heteronomia e autonomia.
Piaget afirma que nas primeiras fases de vida, ocorre a fase da anomia. Esta, para ele, significa a ausência de regras e normas. O indivíduo não as compreende e, portanto, não as segue. O fato dessa fase do julgamento moral ser presente em crianças pequenas não quer dizer que também não esteja presente em muitos adultos.
As regras e normas geralmente favorecem a outras pessoas além do próprio sujeito, e a criança cresce com elas sem muitas vezes saber o seu significado ou valor. Quando agimos pensando apenas nas consequências que nossos atos poderão causar, com medo do que poderia nos acontecer, estamos sendo sujeitos heterônomos, como afirma Piaget, somos levados a agir de tal forma ao invés de outra.
A partir do momento em que o sujeito passa a compreender por que é necessário tomar esta ou aquela atitude, ele julga essa forma de conduta como algo realmente importante para ser respeitado por todas as pessoas. Assim, o sujeito age de tal forma porque sabe do significado de tal ato, ele se torna consciente e ativo. A esse tipo

Relacionados