Algumas Semelhan As E Diferen As Na Poesia De Ces Rio Verde E Alberto Caeiro

959 palavras 4 páginas
Algumas semelhanças e diferenças na poesia de Cesário Verde e Alberto Caeiro
Cesário Verde e Alberto Caeiro apresentam semelhanças e diferenças entre si. Em primeiro lugar foram poetas do séc . XIX, viveram períodos da sua vida entre a cidade e o campo, ambos morreram novos, vitimas de tuberculose.
Em segundo lugar, apresentam temáticas identicas na sua poesia embora tratadas de forma diferente.
Tópicos semelhantes- a representação da realidade exterior, espaços e ambientes associados às sensações, a atençao ao pormenor para transmitir o real observado de forma rigorosa, a temática binómio cidade/campo, a presença de um “eu” itenerante que regista, descreve e comenta o real observável, a conceção de uma poesia anti-lírica, anti-sentimental e finalmente a produção poética como resultado da experiencia do quotidiano.
8palavras sublinhadas real exterior observavel.

As diferenças a assinalar:
Para cesário Verde, o campo, a natureza são espaços de vitalidade, regeneradoras da saude, são também o refugio durante a peste, e doença na cidade. No campo a vida é saudavel, natural e livre, por oposição à vida limitada reprimida e doentia na cidade. A cidade é um espaço opressor, simboliza a industrialização. Ao contrário, o campo representa a vitalidade, a alegria do trabalho produtivo e util. Surge associado à fertilidade à saude, à vida. A terra –mãe é a força vital para Cesário, o poeta encontra a energia perdida quando volta ao campo.

Para Caeiro a cidade também é conotada negativamente ainda que interpretada de modo diferente. Associa o mau viver da cidade à hipocrisia das gentes: “Nas cidades a vida é mais pequena” e também a falta de liberdade: “Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave, / esondem o horizonte” (p59 campo/cidade).
A conceção de campo para Caeiro aparece associado à espontaniedade, à alegria de viver em permanente comunhão com a natureza e dela usufruir a paz, a tranquilidade.
Sou um guardador de rebanhos

Pensar numa

Relacionados

  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas