Algumas reflex es acerca da falta de acessibilidade aos espa os urbanos e edificados dos portadores de defici ncia f sica motora que este seja o indiv duo mais penalizado com isto

546 palavras 3 páginas
Algumas reflexões acerca da falta de acessibilidade aos espaços urbanos e edificados dos portadores de deficiência física motora é que este seja o indivíduo mais penalizado com isto, já que sua mobilidade depende do uso da cadeira de rodas ou muletas. Em grandes capitais, onde a cultura popular não evoluiu, ainda é comum encontrar pessoas com deficiência segregadas, mantidas em cárcere privado ou abandonadas, inclusive pelos órgãos públicos, muitas pessoas com deficiência, detentoras de formação profissional, têm plena capacidade de serem inseridas no mercado de trabalho; entretanto, não o são por terem seus direitos tolhidos e pelo descaso da sociedade.
LEI Nº 7.405, DE 12 DE NOVEM BRO DE 1985

Torna obrigatória a colocação do “Símbolo Internacional de Acesso” em todos os locais e serviços que permitam sua utilização por pessoas portadoras de deficiência, e dá outras providências.
Acessibilidade não é caridade, é permitir o melhor acesso possível a todas as pessoas, Quem se preocupa com acessibilidade não está fazendo uma boa ação, ao permitir que os “pobres e coitados” deficientes físicos possam ao menos transitar pelas calçadas de sua residência, não é apenas permitir que uma parcela da população possa usufruir benefícios que uma outra parcela já usufrui, Deficiente não é pobre e coitado. Por incrível que possa parecer para as pessoas que não convivem com eles no dia a dia, o deficiente vive, se diverte, trabalha, produz e consome. O que dizemos mostra o que pensamos, o que desejamos, o que fazemos, palavras diferentes produzem sentidos diferentes, quando dizemos que alguém é um deficiente físico, estamos discriminando essa pessoa atribuindo a ela uma ideia de incapacidade.
Quando falamos de pessoas com deficiência ou pessoa portadora de deficiência a pessoa não é deficiente, mas apresenta uma deficiência, o objetivo da acessibilidade deve ser sempre permitir o melhor acesso possível a todas as pessoas, construir com acessibilidade significa fazer tudo da

Relacionados