Algumas Palavras de Medicina

Páginas: 7 (1510 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2013
Achaque: do árabe ax-xaka, mal-estar, indisposição, palavra abonada por Machado de Assis no romance Memorial de Aires, narrado por velho que faz o balanço de sua existência: “Há dez dias não escrevo nada. Não é doença ou achaque de qualquer espécie, nem preguiça”. Achacar também veio do árabe xaka, queixa. Com a presença dos árabes na Espanha por sete séculos, deste étimo formou-se ohispano-árabe atxakka, aborrecer, incomodar e também extorquir, do latim extorquere, torcer, obter algo por meio de violência física ou ameaça, fazendo extorsão, do latim extorsione, que no português recebeu também o significado de pagamento, tributo ou imposto indevidos. Assim, o guarda de trânsito que achaca o motorista não está sofrendo de achaque nenhum, a não ser a sem-vergonhice, a corrupção. Isto é,ele deixou, não de ter saúde, mas de ser íntegro, inteiro, foi rompido e corrompido.

Apendicite: do latim appendice, o que está pendurado, anexado, e do étimo grego ite, designando inflamação. Uma intervenção cirúrgica rotineira consiste em extrair o apêndice quando inflamado. É difícil morrer de apendicite, mas o famoso ilusionista húngaro Harry Houdini morreu disso: aceitou uma aposta comestudantes e deixou que eles batessem em sua barriga com muita força para testar sua famosa resistência. Os golpes romperam o apêndice, ele prosseguiu com os espetáculos durante vários dias, apesar de muita dor, e morreu de apendicite.

Adolescência: do latim adolescentia, palavra ligada ao étimo do verbo alere, alimentar, crescer. O mesmo étimo está presente na palavra alumnus, aluno. Na IdadeMédia, a adolescência ia dos 14 aos 28 anos. Na cultura judaica, a adolescência termina aos 12 anos para a menina e aos 13 para o menino. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente fixa a adolescência entre os 12 e os 18 anos incompletos. Para a Organização Mundial da Saúde vai dos 10 aos 20.

Alicate: do árabe al-liqat, tenazes. Segundo o Aurélio, “ferramenta própria para segurar, prender oucortar certos objetos, composta de duas barras de ferro ou de aço que se cruzam, presas por um eixo sobre o qual se movem, e terminando em pontas chatas ou recurvadas”. As extremidades das hastes podem ser lisas ou serrilhadas. Nos banquetes maçônicos, alicate designa também o garfo. Provavelmente os primeiros alicates foram de madeira e serviram para manipular brasas e tições em fogos do chão,quando a Humanidade passava do cru para o assado e o cozido. Foram encontrados indícios de ferramentas semelhantes ao alicate de cerca de 3000 a.C. Um alicate utilizado numa das viagens à Lua foi vendido por 33 mil dólares.

Aorta: da redução de artéria aorta, do grego aortés, pelo latim aorta, e artería, no grego, e arteria, no latim, vasos sanguíneos que cumprem função importante na irrigaçãosanguínea, conduzindo o sangue em caminhos que vão dos ventrículos do coração a todas as partes do corpo. As vias que levam o sangue de volta ao coração são denominadas veias. Veia, do latim venia, do mesmo étimo do verbo vir, substituiu no latim o grego phléps, que designa o mesmo fenômeno. Por analogias semelhantes, as ruas urbanas são chamadas artérias, levando gente para o coração da cidade.Apendicite: do latim appendice, o que está pendurado, anexado, e do étimo grego ite, designando inflamação. Uma intervenção cirúrgica rotineira consiste em extrair o apêndice quando inflamado. É difícil morrer de apendicite, mas o famoso ilusionista húngaro Harry Houdini morreu disso: aceitou uma aposta com estudantes e deixou que eles batessem em sua barriga com muita força para testar sua famosaresistência. Os golpes romperam o apêndice, ele prosseguiu com os espetáculos durante vários dias, apesar de muita dor, e morreu de apendicite.

Apoptose: do grego apoptosis, pela formação apó, afastamento, separação, e ptôsis, queda. Designa a morte celular programada, um dos sistemas de organização dos seres vivos. Os organismos vivos estão em permanente renovação de suas células. Se elas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Algumas palavras
  • Significado de algumas palavras
  • Algumas palavras do dicionário de filosofia.
  • Forma E Grafia De Algumas Palavras
  • definição de algumas palavras no TCM
  • Algumas palavras sobre filosofia
  • Ginastica em algumas palavras
  • Dicionário de algumas palavras da arquitetura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!