algum aewww

485 palavras 2 páginas
Resumo do tema
Esta semana somos desafiados a pensar em quem faz a nossa cabeça quando estamos diante de decisões que envolvem questões morais e éticas. Em momentos assim decidimos e agimos por convicção ou por conveniência?
A palavra ‘ética’ vem do grego ethos e significa “costume”. Normalmente nos comportamos de uma maneira ética e correta quando seguimos os costumes que nossa sociedade dita. Nós olhamos ao redor, descobrimos como normalmente as coisas são feitas, e concluímos que é isto que devemos fazer. Num forte contraste a esta idéia, a ética bíblica está centrada em Deus.
Em vez de seguirmos a opinião da maioria ou de nos conformarmos aos costumes da época, as
Escrituras nos incentivam a termos nosso ponto de partida em Deus e nos seus ensinamentos, quando buscamos orientações morais.
Existem diversas definições para ética cristã. Escolhemos uma que diz: ”Ética Cristã é o conjunto de valores ou princípios morais que emanam dos ensinamentos bíblicos e que nos levam a decidir e atuar em consonância com tais ensinamentos”.
No texto de Daniel 3, verificamos que os três jovens, apesar de serem estrangeiros naquela terra, já haviam galgado posições de liderança. A Bíblia diz que eles tinham sido nomeados para administrar a província da Babilônia (v 12). Diante disso, podemos concluir que eles tinham muito a perder com um posicionamento “radical”. Eles não só arriscavam o emprego, que certamente pagava muito bem, e que devia representar o sonho de muitos jovens, mas arriscavam a própria vida. Diante do homem mais poderoso da terra naquela época, que ameaçou jogá-los na fornalha se não cultuassem os seus deuses, nem adorassem a imagem de ouro que mandou construir, eles responderam: “Ó Nabucodonosor, não precisamos defendernos diante de ti. Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das tuas mãos, ó rei. Mas se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos teus

Relacionados