ALGUEM

Páginas: 5 (1018 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2014
Introdução

Neste trabalho vou falar sobre a máquina a vapor que foi o símbolo da revolução industrial, inventada por James Watt, em 1769. Escolhi este tema porque queria saber mais a cerca da máquina a vapor, como funciona, em que é que foi aplicada, os seus antepassados e as suas consequências na população, na indústria, entre outros.
Os antecedentes da máquina a vapor

A primeira ideiade máquina a vapor, foi conhecida em 120 a.C. (século I), foi a chamada "aeolipile", idealizada por Heron, um matemático e físico, de Alexandria (Egipto). Consistia numa pequena esfera de cobre, pequena e oca. Dois canos em forma de L eram fixados nessa esfera e que continha água no seu interior. Colocada em cima do tripé e sobre o fogo, a água fervia e o vapor que saia pelos canos fazia com que aesfera rodasse. Este motor, não realizava nenhum trabalho útil.



m 1712, o inglês Thomas Newcomen, um ferreiro inglês, aperfeiçoando as máquinas de Savery e Papin, idealizou uma nova máquina térmica. Esta máquina tinha como objectivo o esvaziamento da água de infiltração das minas, mas esta poderia ser utilizada em minas mais profundas com menor risco de explosões e que, além de elevar aágua, poderia elevar cargas. Esta máquina era uma máquina a vapor de êmbolo. Esta máquina de Thomas foi um sucesso na Europa durante o século XVIII.
É a denominação dada a qualquer motor que funcione pela transformação de energia térmica em energia mecânica através da expansão do vapor de água. A pressão adquirida pelo vapor é utilizada para deslocar êmbolos que permite o movimento das rodas depotentes locomotivas. Pode ainda ser empregada, pela transformação em energia cinética, ou energia de movimento, em imensas turbinas que impulsionam geradores elétricos e gigantescos transatlânticos. Bombas, bate-estacas e muitas outras máquinas são comandadas por máquinas à vapor.

O desenvolvimento da máquina à vapor no século XVIII contribuiu para a expansão da indústria moderna. Atéentão, os trabalhadores era executados na dependência exclusiva da potência dos músculos dos operários e da energia animal. Do vento ou da água. Uma única máquina à vapor realizava o trabalho de centenas de cavalos. Fornecia a energia necessária para acionar todas as máquinas de uma fábrica. Uma locomotiva à vapor podia deslocar cargas pesadas a grandes distância em um único dia. Os navios à vaporofereciam transporte rápido, econômica e seguro.

Como funciona uma máquina à vapor

Uma máquina à vapor não cria energia, utiliza o vapor para transformar a energia calorífica liberada pela queima de combustível em movimento de rotação e movimento alternado de vaivém, afim de realizar trabalho. Uma máquina à vapor possui uma fornalha, na qual se queima carvão , óleo, madeira ou algum outrocombustível para produzir energia calorífica. Em uma usina atômica um reator funciona como uma fornalha e a desintegração dos átomos gera o calor. Uma máquina à vapor dispõe de uma caldeira. O calor proveniente da queima de combustível leva a água a transformar-se, e ocupa um espaço muitas vezes maior que o ocupado pela água.



Essa energia de expansão pode ser aproveitada de duas formas: (1)deslocando um êmbolo num movimento vaivém ou (2) acionando uma turbina.

Maquina a vapor de êmbolo

As máquinas à vapor desse tipo possuem êmbolos que deslizam com um movimento vaivém no interior do cilindro. Vários sistemas de válvulas permitem a admissão do vapor no cilindro e a conseqüente impulsão da êmbolo, primeiro em um sentido e depois em outro, antes de deixar escapar o vapor já usado.Estas máquinas são geralmente denominadas máquinas de movimento alternado, ou alternativo, por causa do movimento vaivém, ou alternado de seus êmbolos. Os martelos à vapor utilizados para cravar estacas e os empregados para forjar metais requerem este tipo de movimento. Uma locomotiva, entretanto, necessita de um movimento giratório para acionar suas rodas. Esse movimento giratório é obtido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alguem
  • Para alguém
  • alguem
  • Alguem
  • Eu sou alguem
  • alguem
  • alguem
  • alguem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!