algorittimo e programacao

571 palavras 3 páginas
Tente resolver os problemas abaixo utilizando o raciocínio lógico:
1) Um sitiante tem que transportar 1 galinha, 1 raposa e um saco de milho de uma margem à outra do rio. Apenas o sitiante e um dos "acompanhantes" pode ser atravessar com o barco em cada viagem. A galinha não pode ser deixada sozinha com o milho (pois o come) nem com a raposa (pois é comida). Como o sitiante realiza a travessia sem perder nenhum de seus bens?
2) 3 missionários e 3 canibais têm que atravessar um rio. No barco, cabem apenas 2 pessoas por travessia (e o barco não retorna sozinho...). Em nenhum momento pode-se ter menos missionários que canibais nas margens, pois os primeiros serão devorados pelos segundos. Como se pode realizar a travessia?
3) Em uma sala temos 3 lâmpadas incandescentes e fora da mesma 3 interruptores (um para cada lâmpada). Você pode entrar na sala apenas uma vez. Como descobrir qual interruptor acende cada lâmpada?
Para cada situação abaixo, descreva, com suas palavras, como seria um programa de computador para resolver o problema proposto, utilizando um programa de computador. Ou seja, descreva os passos das atividades que o programa deveria fazer.
Exemplo 1: Escreva um programa que receba três números e exiba o resultado da sua soma.
Primeiro, ler os três números, a partir do teclado. Em seguida, some o primeiro número ao segundo, e o segundo ao terceiro. Por fim, mostre o resultado desta soma na tela.
Exemplo 2: Escreva um programa que determine o consumo médio de um automóvel sendo fornecida a distância total percorrida pelo automóvel e o total de combustível gasto?
Solicite ao usuário para digitar no teclado a distância total, em seguida o total de combustível gasto. Em seguida, dividir um pelo outro (distância por combustível). Por fim, mostrar na tela o resultado desta divisão, que será o consumo médio do automóvel.
1) Como funcionaria um programa que pudesse ler o nome de um vendedor, o seu salário fixo e o total de vendas efetuadas por ele no mês

Relacionados