ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO BUBBLE SORT e SELECTION SORT

Páginas: 6 (1379 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2014
ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO
BUBBLE SORT e SELECTION SORT

















RESUMO

Este artigo traz uma comparação do desempenho entre dois dos mais simples e conhecidos algoritmos de ordenação: o Bubble sort e o Selection sort. Também esclarece e analisa diferenças entre ambos, detalha suas formas de processo, instruções passo a passo, implementações e considerações sobre osmétodos utilizados. Procuramos, assim, dar uma contribuição a estudantes, pesquisadores, estudiosos e profissionais da área de informática, visando facilitar seus trabalhos e oferecer maior dinamismo na implementação de códigos e na tomada de decisão, na hora da escolha da solução mais apropriada às diferentes situações com as quais eles possam se deparar. A fim de esclarecer melhor e ajudar nacompreensão do assunto, apresentamos os códigos-fonte dos sorts, em estudo, em duas linguagens de programação de simples codificação: Java e Ruby. Pudemos fundamentar e concluir que o mais adequado e de melhor performance, entre os dois métodos de ordenação apresentados, é o Selection sort, principalmente pelo conceito utilizado, que resulta em um menor número de trocas na obtenção do objetivo.Palavras-chave: Bubble sort; Selection sort; algoritmos de ordenação; desempenho; implementação; Java; performance; Ruby.


INTRODUÇÃO

Inicialmente, para melhor entendimento dos assuntos que serão explanados, vamos esclarecer o conceito de algoritmo.

“ Um algoritmo nada mais é que uma receita que mostra, passo a passo, procedimentos necessários para a resolução lógica de uma tarefa. Ele nãoresponde à pergunta o que fazer, mas sim como fazer. Em termos mais técnicos, algoritmo é uma sequência lógica de instruções, finita e bem definida, que deve ser seguida para resolver um problema e obter um resultado satisfatório. ” (TECMUNDO,2009)


Tomemos, como exemplo, a classificação de um conjunto de itens em uma lista. Sabemos que, muitas vezes, um ser humano pode realizar essa tarefaintuitivamente. No entanto, um programa de computador precisa seguir uma sequência coerente de instruções, no caso um algoritmo, para poder completá-la satisfatoriamente. Assim, um algoritmo de ordenação é um método utilizado para classificar, em determinada ordem, uma lista de itens desorganizados, usando-se para isso um campo-chave.

Existem vários tipos de algoritmos de ordenação que diferem emtermos de eficiência e desempenho. Entre os mais conhecidos e importantes, destacam-se os seguintes: bubble sort, selection sort, insertion sort e os mais sofisticados como o quick sort, merge sort, radix sort, heap sort e o shell sort entre outros.

Neste artigo, não apresentaremos soluções para problemas de ordenação. Demonstraremos o funcionamento de dois algoritmos, dentre os já citados: obubble sort e o selection sort, que podem ser utilizados em inúmeras situações. Também delinearemos subsídios necessários para a melhor escolha, entre os dois, a ser adotada.


Em pesquisas em sites especializados e blogs de profissionais acadêmicos, bem como em consultas a livros com referência ao assunto, podemos encontrar detalhes relativos aos dois métodos de ordenação, e, inclusive, umsoftware desenvolvido por João Pedro Schmitt, que permite a comparação no desempenho de algoritmos.

1.ALGORITMO DE ORDENAÇÃO BUBBLE SORT

“ Este algoritmo é chamado de Bubble sort, por analogia com bolhas de ar dentro d’água: as bolhas mais pesadas (valores maiores) vão descendo (deslocando-se para o fim do vetor) e as mais leves (valores menores) vão subindo (deslocando-se para o início dovetor). Ele também é conhecido por Trocas diretas. Neste caso, o vetor é percorrido, repetidamente, do fim para o princípio e, sempre que encontrar um par de valores fora de ordem (o primeiro é maior de que o segundo), efetua a troca. Cada vez que o vetor é percorrido, pelo menos o menor valor é colocado na sua posição correta, sendo que na passagem seguinte essa posição já não é considerada, ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comparação entre os algoritmos de ordenação de dados: buble sort, quick sort, selection sort, inserction sort,...
  • Ordenação por Selection Sort
  • Algoritmo bubble sort
  • Algoritmo de ordenação Radix Sort
  • Complexidade de algoritmo bubble sort
  • selection sort
  • Selection sort
  • SELECTION SORT

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!