Algoritmos Basicos Em Cirptografia

2283 palavras 10 páginas
ALGORITMOS BÁSICOS EM CRIPTOGRAFIA
Rafael Antonio da Silva Rosa (IC)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Pça. Mal. Eduardo Gomes, 50, Vila das Acácias, 12228-901, S. José dos Campos – SP rafael04ita@yahoo.com.br Antonio Cândido Faleiros (PQ)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Divisão de Ensino Fundamental faleiros@ief.ita.br RESUMO
Devido ao nível avançado da criptografia atual, faz-se necessária a possibilidade de se operar com números relativamente grandes, mas para isso deve ter uma estrutura de dados para tal. Esse foi o enfoque principal deste trabalho, juntamente com a elaboração de funções de operações utilizando essa estrutura. Posteriormente, a titulo de exemplificação, estudou-se e simulou-se a máquina criptográfica Enigma, importante arma alemã na Segunda Guerra Mundial.
ABSTRACT
Because of advanced level of present criptography, operations with large numbers are necessary, but one should have a data structure. That was our main goal, together with the elaboration of functions which utilize it.As an example, it is studied and simulated the criptographic machine Enigma, important German device in the Second World War.

1. INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje, com a ampliação das comunicações via Internet, a questão de segurança dos dados transmitidos tem se mostrado crucial. A cada dia que passa, amplia -se o número de pessoas dedicadas ao estudo e desenvolvimento de técnicas que têm por finalidade proteger a informação. Uma das técnicas a nossa disposição para garantir a integridade dos dados é justamente a criptografia, unida aos diversos protocolos desenvolvidos para assegurar uma comunicação sem interferências indevidas e não autorizadas. Apesar disso, a criptografia é, provavelmente, tão antiga quanto a própria escrita.
Entretanto, só recentemente, se tornou alvo de extenso estudo científico.
Esse assunto tem se tornado cada vez mais importante e já existem restrições para a venda de programas que realizam uma criptografia segura. Trata-se,

Relacionados