Algoritinos

3956 palavras 16 páginas
MODELAGEM

Vamos imaginar como seria a construção de um transatlântico, de uma aeronave comercial, de uma barragem para uma usina hidroelétrica ou de uma indústria petroquímica se os responsáveis pela obra partissem diretamente para a sua fabricação. Se, depois de conceber mentalmente a obra - fundamentados apenas na concepção de alguma solução - rapidamente eles começassem a juntar materiais, operários, recursos financeiros, equipamentos, espaço físico e partissem para a construção. É bem possível que o resultado não fosse dos melhores. Ao menos três grandes preocupações constantes da engenharia estariam severamente comprometidas neste caso: segurança, custo e eficiência do sistema.

É indispensável o planejamento, uma das principais tarefas do engenheiro é modelar adequadamente o problema. Modela no papel, na mente, num laboratório ou no computador uma representação do produto final é um passo indispensável para a construção de algo.

O que é modelar

Modelar é a representação de um sistema físico real, ou parte dele, em forma física ou simbólica, convenientemente preparada para predizer ou descrever o seu comportamento.

MODELOS E SUA CLASSIFICAÇÃO

Os modelos podem ser classificados basicamente em quatro tipos, conforme mostrado na figura abaixo. Na verdade, a representação gráfica, lá referida, pode ser interpretada como uma visualização dos modelos matemáticos, ou de algum, SFR (Sistema Físico Rea)l.

Tipos de Modelos

Icônico

É a imagem de algo que, obedecendo a formas e proporções do Sistema Físico Real, que podem ser em escala, o representante da forma mais fiel possível.

Diagramático

Neste tipo de modelo, um conjunto de linhas e símbolos representa a estrutura ou o comportamento do sistema físico real. Uma das característica típica desta forma de representação é a pouca semelhança física entre o modelo e o seu equivalente real. Esquemas de circuito de rádio ou televisão também são exemplos típicos desta forma de modelo.

Relacionados

  • PT01 INFO PORTIFOLIO
    264 palavras | 2 páginas
  • Universidade Anhangueraatps
    1363 palavras | 6 páginas