Algodão

Páginas: 10 (2370 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
INTRODUÇÃO

O algodão está entre as mais importantes culturas de fibras no mundo. Todos os anos, uma média de 35 milhões de hectares de algodão é plantada por todo o planeta. A demanda mundial tem aumentado gradativamente desde a década de 1950, a um crescimento anual médio de 2%, de acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA – © 2008).
Decorrentes desses fatos aagricultura tem explorado cada vez mais recursos e tecnologias para aumentar a produção e garantir a qualidade nas lavouras de algodão, desde a tecnologia no melhoramento genético de sementes, ao manejo do solo, controle de pragas até a colheita e processamento, visando sempre o máximo aproveitamento com reduções de custos na lavoura, uma vez que esses custos são bastantes elevados por hectare.ALGODÃO

1. BREVE HISTÓRICO DO ALGODÃO NO BRASIL

A cultura do algodão no Brasil teve início em meados do século XVIII, com a revolução industrial na Europa. O primeiro grande produtor foi o Estado do Maranhão, que em 1.760 começou a produzir e exportar para Portugal, que por sua vez, exportava para a Inglaterra, centro da indústria têxtil na Europa (AMPASUL – Copyright© 2010)
O beneficiamento do algodão no Brasil tem seu início na mesma época. Contando com a mão de obra de escravos através de um método manual primitivo, utilizava um aparelho denominado “churka oriental” embora já existissem em outros países como Estados Unidos e Inglaterra, processos mecanizados.
São Paulo se firmaria depois como grande centro produtor com a vinda de alguns imigrantesnorte-americanos. Eles traziam tecnologias mais avançadas de beneficiamento e também sementes de algodão herbáceo, de fibra mais curta que os do nordeste, porém, muito mais produtivos plantados anualmente. De São Paulo o algodão expandiu-se para o Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, formando a zona meridional, responsável pela grande produção algodoeira do Brasil.


2. TAXONOMIA DOALGODÃO

Divisão: Embriophita sifanogamae
Subdivisão: Fanerogamae ou espermatophita
Filo: Angiospermae
Classe: Dicotiledoneae
Subclasse: Archichlamidae
Ordem: Malvales
Família: Malvaceae
Tribo: Hibisceae
Gênero: Gossypium
Espécie: Gossypium hirsutum
Raça: G. hirsutum latifolium

3. MORFOLOGIA
A morfologia do algodoeiro, assim como sua fisiologia, é extremamente complexa.  A raiz principalé do tipo pivotante, como uma continuação direta da haste principal da planta e situa-se em sua grande maioria nos primeiros 20 cm de profundidade no solo, podendo atingir, em condições ideais até 2,5 metros de profundidade. O caule é cilíndrico, ereto e às vezes pode apresentar forma ligeiramente quadrangular ou pentangular.
As folhas do algodão são simples e apresenta-se como uma expansãolaminar do caule. Existem no algodoeiro três tipos de folhas, as cotiledonares, que são as primeiras que surgem após a germinação, os prófilos, que são pequenas folhas que surgem na base da gema próxima à axila da folha verdadeira, e as folhas verdadeiras, do tipo lobada e incompletas pois não possuem bainha, subdividindo-se em dois tipos: as vegetativas, ou do ramo e as frutíferas, originadas no ladooposto de cada nó frutífero junto à estrutura reprodutiva . A flor é do tipo hermafrodita e simétrica. O fruto é em forma de cápsula, apresentando de três a cinco lóculos, cada um com seis a oito sementes. Podem apresentar formato arredondado ou alongado na ponta.

4. FISIOLOGIA

O algodoeiro quando instalado em solos com boa fertilidade, e sob condições de adequadas de umidade (semsaturação do solo e estresse hídrico), e sobre temperaturas médias entre 25ºC e 32ºC e alta taxa de luminosidade na superfície foliar, pode apresentar o seu máximo rendimento.
Durante a maior parte do ciclo da planta de algodão existe diversos eventos ocorrendo ao mesmo tempo, como crescimento vegetativo, aparecimento de gemas reprodutivas, florescimento, crescimento e maturação dos frutos. Cada um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Algodao
  • Algodão
  • Algodão
  • Algodão
  • Algodão
  • Algodão
  • Algodao
  • algodao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!