Algodão

Páginas: 2 (451 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013

Algodão herbáceo
Esta cultura da família das Malvaceae possui o nome cientifico de Gossypium hirsutum L.
Possui inúmera cultivares, dentre as quais podemos citar: BRS 201, BRS 186 (CNPAPrecoce 3) e CNPA 7H. Essas variedades possuem melhoramento trazendo maior produtividade e adequações às características climáticas para a região do nordeste, a BRS 201 possui um ciclo de aproximadamente130 a 150 dias e trazendo consigo uma alta produtividade; a BRS 186 é bastante utilizada pela agricultura familiar por possui um ciclo perene, estratégia para escapar do bicudo do algodoeiro, após asemeadura possui o ciclo de 120 dias; a CNPA 7H possui uma grande aceitabilidade devido a sua alta produtividade, a mesma possui um ciclo de aproximadamente 130 dias após o plantio.
A semeadura doalgodão pode ser feita mecânica ou manual, o período de plantio desta cultura varia de acordo com o zoneamento agrícola de cada área, a mesma não necessita de grande pluviosidade e sua colheita deveser feita no período seco, para a preservação da qualidade da fibra, esses motivos provoca a variação do período de plantio de cada região. O espaçamento varia de acordo variedade utilizada, pois aquantidade de plantas por hectare influencia na produtividade, o mais adequado é aquele em que as folhas da planta devem cobrir toda superfície entre as fileiras, sem haver o entrelaçamento entreelas.
A cultura deve permanece limpa nos primeiros 60 dias após a emergência, por ser um período critico de competição de plantas daninhas com a cultura, este controle é feito de forma manualutilizando enxadas ou através de herbicidas. Após o período de emergência, deve observasse para que este não esteja superadensado ou falho, mas uniforme para garantir a produtividade desejada. O desbaste éum trato cultural bastante utilizado no algodoeiro, essa prática elimina o excesso de plantas nas fileiras com o fim de obter a população desejada, o excesso acarreta plantas menos vigorosas, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Algodao
  • Algodão
  • Algodão
  • Algodão
  • Algodão
  • Algodão
  • Algodao
  • algodao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!