Algas

Páginas: 3 (677 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Biologia – Algas

* Filo Paeophyta - A este filo pertencem as algas castanhas (gr. Phaios = castanho), como a bodelha, o sargaço ou a laminária. Todas pertencentes a este filo são marinhas emulticelulares, estas algas podem atingir grandes dimensões, pertencendo, por esse motivo, a esta divisão os maiores organismos do reino Protista. O género Macrocystis, vulgarmente conhecidas por kelp,pode atingir os 60 metros de comprimento. São especialmente abundantes em costas rochosas temperadas ou frias. Algumas, como o sargaço, formam extensas massas flutuantes ao largo da costa, mas a grandemaioria está firmemente fixa às rochas da costa por uma estrutura especializada conhecida por pé.

* Filo Rhodophyta - A este filo pertencem as chamadas algas vermelhas (gr. Rhodon = vermelho),como a coralina. Derivam, provavelmente, das algas verdes, pelo histórico fóssil encontrado. Estas algas são quase todas multicelulares e marinhas, principalmente em mares tropicais de águastransparentes, vivendo geralmente fixas a rochas ou a outras algas, geralmente, apresentam uma morfologia filamentosa, embora existam algumas unicelulares. A sua vida fixa é fundamental, pois necessitam domovimento das marés para realizar as trocas gasosas eficientemente.

* Filo Bacillariophyta - O grupo dos Heterokonta ou sub-reino Stramenopiles é monofilético e abrange os grupos dos oomicetos edas algas crisofíceas, diatomáceas e pardas, além de outros grupos menores não abordados aqui. Os heterocontas possuem a característica comum de apresentarem em alguma parte do seu ciclo de vida um parde flagelos, sendo um flagelo longo com mastigonemas, tipo pinado, e outro menor sem mastigonemas, tipo chicote.O filo Bacillariophyta é composto por organismos unicelulares ou coloniais, desprovidosde flagelos, imóveis ou que se movem através de secreção de mucilagem. Possuem um tipo de parede celular denominado frústula, que é composta por duas valvas de sílica morfologicamente semelhantes e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Algas
  • Algas
  • algas
  • algas
  • algas
  • Algas
  • Algas
  • Algas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!