Algas

Páginas: 2 (337 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
ALGAS
As algas compreendem vários grupos de seres vivos aquáticos e autotróficos, ou seja, que produzem a energia necessária ao seu metabolismo possui clorofila e são capazes de produzir seu próprioalimento através do processo de fotossíntese.

As algas não possuem tecidos e órgãos especializados. Sendo assim, não tem raiz, caule, folha e nem flor; seu corpo é um talo, e, por isso, sãochamadas de talófitas.
.
Embora tenham, durante muito tempo, sido consideradas como plantas, apenas as algas verdes têm uma relação evolutiva com as plantas terrestres (Embriófitas); os grupos restantesde algas representam linhas independentes de desenvolvimento evolutivo paralelo.
A disciplina da biologia que estuda as algas é a ficologia ou algologia, tradicionalmente uma especialização dabotânica.

Cyanobactéria
As "algas azuis" ou cianofíceas, modernamente classificadas Cyanobactéria como uma divisão dentro do domínio Eubactéria ou "verdadeiras" bactérias (ou reino Monera) foram dosprimeiros seres vivos a aparecerem na Terra, com o mais antigo fóssil datado em 3800 milhões de anos (Pré-Câmbrico) e acredita-se que tenham tido um papel preponderante na formação do oxigênio daatmosfera.

As algas têm um importante papel na biosfera (pensa-se que foram elas as primeiras produtoras de oxigênio no nosso planeta). No presente, elas são responsáveis pela maior parte da produção nosecossistemas aquáticos: como produtores primários, elas formam a base da cadeia alimentar desses ecossistemas.

Dentro dos oceanos, elas estão espalhadas por grande parte de nosso planeta. Elastambém se encontram em água doce e, inclusive, fora da água. Entretanto, quase todas as algas são marinhas.

As algas que se desenvolvem em água poluída, geralmente são tóxicas e se multiplicam muitorapidamente. Este processo provoca um aumento exagerado em seu número e, conseqüentemente, um sério desequilíbrio no ecossistema.

As algas marinhas são as produtoras primárias dos nutrientes que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Algas
  • Algas
  • algas
  • algas
  • algas
  • Algas
  • Algas
  • Algas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!