ALGAS E SEUS IMPACTOS EM SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS PARA ABASTECIMENTO: ESTUDO DE CASO SISTEMA GUARAPIRANGA

Páginas: 2 (411 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2015
Natália Jarouj Schmidt

Resumo.

ALGAS E SEUS IMPACTOS EM SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS PARA ABASTECIMENTO: ESTUDO DE CASO SISTEMA GUARAPIRANGA

Dentre os vários problemas causados pela ação dohomem no meio ambiente, destaca-se a eutrofização de mananciais e o consequente crescimento de algas.
Para captação de água em grandes centros urbanos, utilizam represas, as quais favorece o acúmulo depoluentes e causa um acelerado crescimento de populações fotossintetizantes. Esse crescimento desregular proporciona consequências negativas sobre a eficiência e os custo relacionados ao tratamento deágua.
Desde o final da década de 60, a água do manancial de Guarapiranga sofre um processo de degradação ambiental, fruto da urbanização desordenada da metrópole paulista.
Devido ao grande lançamentode grande quantidade de nutrientes, proveniente de efluentes industriais e, principalmente de esgoto doméstico, o reservatório do Guarapiranga vem sofrendo um acentuado processo de eutrofização e,como consequência o comprometimento da qualidade das águas destinadas ao abastecimento público. A partir de 1982, fenômenos de floração de algas têm sido recorrentes, afetando negativamente o sistema detratamento de águas (CETESB, 2003).
EUTROFIZAÇÃO DE MANANCIAIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Chapra (1997) define a eutrofização como o fenômeno do crescimento excessivo de plantas aquáticas através de umasuper fertilização.
A qualidade da água bruta de um manancial depende das características da bacia hidrográfica, incluindo clima, hidrologia, geologia, pedologia, usos e ocupação da terra. Os lagosnaturalmente recebem os sedimentos onde a decomposição do material produz nutrientes ainda em concentrações baixas, dentro de um ciclo natural. A partir momento que a agricultura ocupa- a bacia, osprocessos de fertilização para maximizar o rendimento das culturas acabam implicando em aportes significativos de fósforo e nitrogênio, nutrientes limitantes 'para as populações algais (VON SPERLING,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistemas de Abastecimento e de Tratamento de Água
  • Sistema de Tratamento e Abastecimento de Agua
  • EFICIÊNCIA HÍDRICA DE UM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA – UM ESTUDO DE CASO
  • Relatório sobre o tratamento e sistema de abastecimento de água em Sobral
  • EAM 1026 SISTEMAS DE TRATAMENTO DE AGUA DE ABASTECIMENTO
  • ESTUDO E PROPOSTA PARA AUTOMAÇÃO DE UM SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
  • sistema de abastecimento de agua
  • Sistema Abastecimento de Água

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!