Alfafetização e Letramento

Páginas: 7 (1642 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO



Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 000) – Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento
00/00/00


RESUMO

Na atualidade tem se debatido a respeito das diferenças entre alfabetização e letramento. Investiga-se o real significado, exatamente porque essa tem sido uma das características maiscomplexas na aplicação pedagógica. No entanto, a alfabetização é o procedimento de lançar o educando no relacionamento com as letras. Ele aprende a empregar o alfabeto e perceber seu sentido e compreensão. Porém a alfabetização poderá ser de indivíduos adultos. O Letramento configura uma atribuição mais ampla e, contudo subordina-se a alfabetização. Letramento e Alfabetização confundem-se, daí aimportância dessa reflexão.




Palavras-chave: Conhecimento. Alfabetização. Letramento.



1 INTRODUÇÃO


No decorrer dos anos a alfabetização tem sido objeto de numerosos debates teóricos e de métodos, estabelecendo que a escola e, especialmente os professores que lutam com o estímulo de alfabetizar tomem posição em referência às mesmas, o que provavelmente terá efeito para as práticaspedagógicas que irão utilizar. As discussões a respeito da efetividade dos métodos de alfabetização originam choque entre os métodos sintéticos e analíticos e sucedem uma combinação dos dois, ou seja, método analítico-sintético.
Para anteceder as implacáveis diferenças individuais na aprendizagem inicial da leitura e da escrita e prevenir os eventuais fracassos que os métodos em si não eram capazesde desviar, adotou-se um conjunto de pré-requisitos para uma alfabetização de sucesso, e beneficiar uma maturidade dos vários aspectos.
Após a disseminação das pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita (Ferreiro e Teberosky 1986) a perspectiva construtivista tornou-se uma das mais influentes na construção de novas propostas de alfabetização, por que revela a evolução conceitual por quaisas crianças passam até entenderem como opera o sistema de escrita, ler e escrever são atividades comunicativas que devem ocorrer através de leituras reais onde o leitor ou escritor utiliza seus conhecimentos da língua por tratar-se de uma estrutura integrada.
A alfabetização e o letramento é um problema social, econômico e político e além de tudo, um problema pedagógico que envolve otrabalho do discente, seu método de ensino-aprendizagem, seu nível de formação e perceber os métodos utilizados. Neste sentido, ambiciono neste trabalho originar reflexões sobre o papel da alfabetização e letramento.


2 A importância do ler e compreender.
Perceber e considerar as mudanças no processo de alfabetização para atender os objetivos, as necessidades da sociedade capitalista, antesbastava ensinar a leitura e a escrita passou a complexidade do desenvolvimento da idealização do conhecimento do educando na interação com o meio. A fase da alfabetização é vista como complexa, muitas vezes demonstra dificuldades perante muitos fatores como: a insuficiência do poder público adiante da demanda e das exigências do sistema educacional, a precariedade na formação para docentes e adiscrepância entre teoria e a prática. Perante essa realidade, a busca por soluções deve ser imediata. Pois, na falha que há na alfabetização e letramento dos aprendizes sabe-se que há vários vilões. O Poder Público que deveria interferir de forma eficaz, não tem interesse que a camada menos favorecida da sociedade aprenda de fato. Será mais fácil manipular a população quando estiverem lutando pelobásico, e deixando de lado ou esquecendo-se de lutar por seus direitos com mais veemência. Serão mais fáceis de serem manipulados, sem cultura, sem conhecimento. A formação de docentes sabe-se que acontece de forma ruim. Tendo de trabalhar muitas vezes os três turnos, dificilmente buscará uma atualização efetiva. Sem contar o número de turmas que um único professor de área atende. Com os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Letramento
  • Letramento
  • Letramento
  • Letramento
  • Letramento
  • Letramento
  • Letramento
  • letramento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!