Alfabetyização e letramento

1110 palavras 5 páginas
PÓS GRADUAÇÃO SIGNORELLI

Alfabetização e letramento

Letramento e Alfabetização

São Bernardo

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL

Produção textual apresentada à Faculdade Internacional Signorelli,como requisito parcial para o curso de pós graduação em Alfabetização e Letramento.

Por Andreia Anobile

Orientador

São Bernardo

2013

Na sociedade contemporânea ,cada vez mais centradas na escrita , tornou – se insuficiente ser alfabetizado , ou seja ,saber ler e escrever.Estudos tem mostrado que as práticas que centram a alfabetização apenas na memorização das correspondências entre sons e letras empobrecem a aprendizagem da língua , reduzindo – a a um conjunto de sons a serem representados por letras .Em função disso , essa visão mais tradicional da alfabetização vem sendo questionada. Não significando que não seja necessário aprender as letras e os sons correspondentes. Significa que isto é apenas uma parte do conteúdo da alfabetização.

A alfabetização é uma aprendizagem mais ampla e complexa do que o “ be-a-ba”.

Esta concepção ampliada do conteúdo de alfabetização acabou por levar a uma orientação pedagógica na qual , além de aprender sobre as letras , os alunos aprendem sobre os diversos usos e a s formas da língua que existem num mundo onde a escrita é um meio essencial de comunicação.

Para ensinar os usos e a s formas da língua para se escrever em português , é necessário , sempre que possível , fazê – lo em situações comunicativas. Significa ter como unidade de ensino a unidade funcional da língua : o texto. Significa também trazer para dentro da escola a diversidades textual que existe fora dela

Relacionados