ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

3282 palavras 14 páginas
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

RESUMO

Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno , e do ser humano . Letramento é uma tradução para o português da palavra inglesa “Litercy”, que pode ser traduzida como a condição de ser letrada. Ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever tem revelado condições insuficientes para responder adequadamente as demandas contemporâneas. É preciso fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano. O aluno começa a praticar a leitura e escrita com mais facilidade.

Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Alunos

1 INTRODUÇÃO

Será abordada a questão prática da alfabetização e letramento. Neste estudo analisaremos as fundamentações que apóiam as práticas na perspectiva do letramento e alfabetização resgatando dados sobre sua origem e seu processo de desenvolvimento no Brasil. Será proposto outro olhar sobre a alfabetização colocando em questão o objeto de conhecimento envolvido nessa discussão: a língua escrita.
O conceito de Letramento é bastante discutido entre os estudiosos do assunto, vários autores, afirmam que são muitos fatores que interferem na aprendizagem da língua escrita, porém estudos recentes incluem este fator o nível de letramento. Sabe-se que crianças que estão inseridas em ambientes ricos em experiências de leitura e escrita, não só se motivam para ler e escrever, mas, começam, desde cedo, a refletir sobre os materiais de escrita que circulam socialmente. Em contrapartida, aquelas que têm poucas oportunidades de acesso a estes materiais, apresentam mais dificuldades na apropriação da língua. Negar-lhes a oportunidade e o direito às práticas sociais de leitura e escrita, é, sobretudo, contribuir para a manutenção e perpetuação da desigualdade.

É importante explicitar a indissociabilidade dos dois

Relacionados