Alfabetiza O E Letramento

Páginas: 13 (3127 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015



UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CURSO LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA –















ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO


A elaboração desta Atividade Prática Supervisionada (ATPS) foi importante para entendermos como elaborar uma coletânea de textos e propostas de atividades referentes às práticas que envolvem a temática de Letramento, tendo como públicoalvo, alunos em processo de alfabetização inicial.






SUMÁRIO
1. Introdução 04
2. Estar alfabetizado é... 05
3. O que significa estar alfabetizado 05
4. Definição dos conceitos: decodificar, ler,escrever, autonomamente, aprendizagem e conhecimento presentes nas ideias de Faraco 06
5. Características inerentes aos gêneros textuais: Conto, fábula, história em quadrinhos, lenda e poesia 06
6. Atividades que envolvem a linguagem oral e a escrita 087. A importância do trabalho com textos e da leitura na produção de textos na sala de aula para a alfabetização 09
8. Atividades que envolvam leitura e escrita de textos de memória 10
9. Conclusão 12
10. Referências 13



















1. Introdução.
A educação é um processoamplo e complexo que abrange diversos sujeitos em diferentes modalidades de aprendizagem, que distingue e personaliza esse jeito de aprender. Já a aprendizagem é um processo contínuo de construção e superação do não aprender temporário. É fundamental ao pedagogo conhecer a bagagem que cada sujeito cognitivo construiu, para compreender suas estruturas mentais e seu modo de reflexão, tentando evoluirde um quadro mais simples e menos consistente para elaborações superiores. Esta construção de conhecimento implica numa inter-relação entre sujeitos, para que, num espaço de confiança, juntos possam recriar o conhecimento.
Para que haja aprendizagem o vínculo professor e aluno precisa estar fortalecido. Primeiramente, o aluno deve alçar seu professor a um lugar de admiração, de modelo ideal, comidentificação e fascínio pela relação pedagógica. E, em segundo lugar, o professor deve tratar seu aluno com respeito, despido de todas as suas certezas, sem ostentar sua posição de “dono da verdade”.
Alfabetizar, também é um processo político, que promove a cidadania, a autonomia, quando for praticada com lucidez, pois oferece condições aos educandos de construírem sua bagagem de conhecimentosnum contexto mais amplo.
Desta forma, a aprendizagem envolve inúmeras características, sendo necessária uma identificação e uma relação prazerosa, tanto com o conhecimento, como também com o educador, num processo dinâmico, ativo e contínuo; pois aprendemos desde o nascimento até a morte. O aprender envolve diferentes aspectos, competências e habilidades múltiplas. Na alfabetização, ler eescrever por saber apenas, por estar meramente alfabetizado aponta para um índice quantitativo, diferente de quem realmente se beneficia deste conhecimento.









2. Estar alfabetizado é...
Todo cidadão tem o direito de ser alfabetizado, pois estar alfabetizado é a forma de comunicação do homem na sua sociedade. Como cada pessoa tem sua própria definição e seu modo de se sentir como é estaralfabetizado, abaixo segue depoimentos de cada integrante do grupo na realização dessa ATPS.
Depoimento 01: Estar alfabetizado é estar além de ler e escrever, é ter a capacidade de interpretar o que se aprende. É compreender o que se lê e reproduzir seus conhecimentos de forma clara e precisa. Estar alfabetizado é construir um mundo gramatical com suas infinitas variações promovendo ao indivíduo sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alfabetiza Ao Letramento
  • Alfabetiza o e letramento
  • letramento e alfabetiza o
  • Alfabetiza O E Letramento
  • Letramento E Alfabetiza O
  • Letramento E Alfabetiza O
  • Alfabetiza o e letramento
  • ALFABETIZA O E LETRAMENTO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!