Alfabetiza o uma abordagem interdisciplinar FMA

7896 palavras 32 páginas
Alfabetização: Abordagem Interdisciplinar

INTRODUÇÃO
A primeira idéia a respeito da alfabetização é que deve se levar em conta o método utilizado e maturidade da criança. É possível alfabetizar com sucesso considerando-se somente esses dois aspectos?
Diante de vários estudos realizados, podemos considerar também o terceiro elemento que é a natureza do objeto de conhecimento que envolve esta aprendizagem: o conhecimento cognitivo, a “leitura do mundo” da criança. Ela escreve como acredita dentro de um conjunto de palavras e assim nos oferece material importante para ser interpretado e analisado. Paulo Freire, infância,
A criança escreve “como se” soubesse escrever. Ela pode conhecer o nome e seu som, sem conhecer o sistema de escrita. Ler e escrever são atividades de processamento de informação; falar e compreender a fala são características biológicas da espécie humana e são adquiridas na infância por mera exposição à linguagem oral; ler e escrever pode adquirir-se em qualquer idade e requer instrução. Portanto, alfabetizar requer também o ensinamento, a orientação clara, pois alguns tipos de patologia impedem a aquisição normal da linguagem oral, mas os problemas enfrentados pelo governo são relativos à falta ou insuficiência de aprendizagem escrita.
Não se aprende a ler e a escrever como se aprende a falar e compreender a fala. A escrita é uma representação da linguagem, no entanto, ela não representa todos os aspectos da linguagem.
Alfabetizar é desenvolver no alfabetizando a capacidade de extrair a pronúncia e o sentido de uma palavra a partir de sinais gráficos (a capacidade de ler) e decodificar graficamente os sons correspondentes a uma palavra (a capacidade de escrever). A alfabetização apóia-se no conhecimento que o indivíduo já tem da linguagem oral, seja conhecimento de estruturas sintáticas, seja de vocabulário que lhe permitem compreender seu meio lingüístico.
Todas as crianças compreendem a linguagem antes de serem alfabetizadas, o que a

Relacionados

  • gestao em logistica
    66926 palavras | 268 páginas