Alfabetiza O Cient Fica Nas S Ries Iniciais Trabalho Maria Jose E Fabi

1927 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO
Alfabetização Científica nas séries iniciais.

“O texto aqui resenhado é dos autores Leonir Lorenzetti e Demétrio Delizoicov, sendo o primeiro mestre e doutor em educação científica e o segundo doutor em educação, juntos escreveram: Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais fundamentam este estudo com vários outros autores”
“O tema ensino de ciências nas Series iniciais da educação fundamental, ainda que relativamente pouco explorado, esta presente em trabalhos desenvolvidos no Brasil. Um levantamento preliminar evidenciou uma produção acumulada desde o inicio da década de 80. Trabalhos que podem ser classificado por dois grandes eixos”
“Um, cujo objeto é a “formação de professores” tais iniciativas são decorrentes 'do enfrentamento de problemas relativos às especificidades do ensino de ciências nas Series Iniciais por professores.”
“Outro eixo tem como objeto o que poderíamos denominar de “materiais e métodos de ensino de ciências”, Em muitos casos os trabalhos localizados neste eixo se articulam com aqueles do eixo de formação de professores”
Destacamos que estes dados bibliográficos aliados aos estudos da alfabetização nas series iniciais, proporcionaram a um desenvolvimento de conceito de alfabetização cientifica nas Series Iniciais. Este trabalho enfatiza-se que a alfabetização científica é uma atividade vitalícia, sendo sistematizada no espaço escolar, mas transcendendo suas dimensões num meio de ampliação da cultura. PG- 1
AIFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TÊCNICA Segundo FOUREZ (1994:11) O tema alfabetização cientifica e técnica esta em voga e vem sendo discutido em países do norte da Europa. No entanto, a alfabetização cientifica “tem muitas das características de um slogan educacional no qual o consenso é superficial, porque o termo significa coisas diferentes para pessoas deferentes” (Bingle e Gaskell,

Relacionados