Alfabetização

Páginas: 10 (2268 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
Escola: Leitura, escrita e transformação social

CLÁUDIA ADRIANE COSTA CIRCUNCISÃO¹
LEIDJANE LIMA DOS SANTOS²
Resumo:
Para entender algumas lacunas no que diz respeito à leitura e escrita é muito comum, fazermos uma revisão das velhas práticas desenvolvidas no âmbito educacional, compreendendo também que aeducação, durante décadas foi deixada a segundo plano. Sem contar que essa mesma educação era um privilégio de poucos ficando assim, a maioria da população a mercê dos interesses daqueles que detinham o poder. Foi nesse entorno, que nasceu uma escola seletiva e excludente. Algo bastante contraditório já que é nesse espaço que a educação é vista como agente de transformação. Nesse viés no decorrerdeste trabalho iremos refletir sobre a : Escola: Leitura-escrita e transformação social. Falar de leitura é compreender o grande entrelaçamento dessa com a escrita no que concerne ao patrimônio simbólico do homem, enquanto a segunda se encarrega em registrar a herança cultural. È através da primeira que o ser humano tem acesso a essa herança proporcionando ao mesmo atuar-se no mundo e dinamizá-lo.O ato de ler proporciona ao ser humano situar-se com os outros favorecendo a discussão e a crítica para se poder chegar à práxis. Contudo, o contexto da maioria das escolas deixa a desejar quando não compreende a leitura como recurso de conscientização e por isso mesmo co-participação na sociedade. Nesse viés, pontuamos que a escola é a principal responsável pelo ensino do ler/escrever, cabendo aela, portanto desenvolver uma alfabetização de qualidade, já que a falta dessa contribui para a evasão escolar e consequentemente indivíduos frustrados no que diz respeito à aprendizagem significativa, autônoma e que contribui para a transformação social.


Palavras- chave: Escola, Leitura, Escrita, Transformação social


¹graduanda do 8° semestre do curso de Pedagogia: Docência e Gestãode Processos Educativos
²graduanda do 8° semestre do curso de Pedagogia: Docência e Gestão de Processos Educativos

Introdução
Este trabalho foi desenvolvido na UNEB- Campus XI Serrinha, como requisito de avaliação da disciplina, Gestão Educacional, no período do 8º semestre do curso de Pedagogia sob a orientação do professor Cosme Wilson.
Independentemente do que se quer abordar dentro de umaperspectiva educacional é comum a todo individuo fazer uma análise do âmbito escolar desde os primórdios até a contemporaneidade. Partindo desse diagnóstico não raras vezes o mesmo é visto como mero reprodutor de controle mental, aulas expositivas, ou ainda educadoras que vêem o educando como “depósito” de informações.A construção desse trabalho possibilita uma nova postura da escola (que envolvegestão, professor, dentre outros) frente a necessidades de propor mudanças significativas nos diferentes níveis seja cultural, pedagógico ou mesmo estrutural redimensionando o conhecimento e propondo ao educando novos saberes.
Diante desse contexto buscamos aparato teórico em autores como FERREIRA, MENDES, e CUNHA (2001), SOARES (2005), SILVA (1984), PARO (2007), MORAIS (1995) ZILBERMAN(1985), dentre outros que vem contribuindo significativamente para a discussão do tema em pauta.


Dialogando sobre a alfabetização: As facetas da leitura e escrita

Para entendermos os conceitos ligados a leitura e a escrita no que tange ao ensino é preciso discutir sobre a alfabetização a qual pode se compreendida tanto em sentido amplo como em sentido restrito. No que concerne a primeira estaé delineada como um fator de mudança de atitudes frente ao universo, possibilitando ao homem um convívio na sociedade de forma articulada e dinâmica alcançando também o desenvolvimento tanto individual como social nos diferentes aspectos seja eles psicológico, pedagógico, moral, econômico dentre outros.
De acordo com Milharezi:
A alfabetização faz parte da formação da personalidade da criança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • alfabetizaçao
  • Alfabetização
  • Alfabetização
  • Alfabetização
  • Alfabetizaçao
  • Alfabetização
  • Alfabetização
  • Alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!