Alfabetização

Páginas: 5 (1023 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2012
çaoIntrodução
O surgimento de jogos digitais como ferramenta de auxílio ao processo de alfabetização e a crescente familiarização dos alunos com recursos tecnológicos tem feito com que os professores busquem utilizar estas novas alternativas como instrumental didático.
Nessa perspectiva, adotou-se o uso de um CD ROM com jogos educativos com dois grupos de alunos matriculados no 3o ano do CicloBásico de Alfabetização. Esses alunos já frequentaram os dois primeiros anos do Ciclo e que, portanto, deveriam estar consolidando os processos de leitura, escrita e letramento, mas ainda se encontravam em níveis bem abaixo do esperado.
Optou-se pelo trabalho com o CD por se tratar de um recurso com características lúdicas, que aguça o interesse e a curiosidade das crianças. Os jogos do CDapresentam estímulos audiovisuais, com estratégias fônicas, visuais e articulatórias, ressaltando assim, o trabalho com o método fônico de alfabetização que, conforme afirmam Capovilla e Capovilla (2004) comprovadamente auxiliam as crianças no processo de aquisição de leitura e de escrita.

Objetivos

* Possibilitar que alunos, diagnosticados com atraso no domínio das habilidades de leitura e deescrita, adquiram as mesmas por meio de jogo interativo voltado para o método fônico de alfabetização.
* Comprovar que o uso do método fônico, articulado com recurso digital, se constitui uma ferramenta didática atraente, motivadora e que desperta o interesse dos alfabetizandos.

Material e Métodos
Realizou-se observação das intervenções acompanhadas de avaliações e realizadas com doisgrupos de alunos, sendo cinco no segundo semestre de 2010 e, quatro no primeiro semestre de 2011. Os nove alunos, com idades entre 7 e 12 anos, passaram por uma série de atividades pedagógicas envolvendo as habilidades de leitura e escrita e foram diagnosticados com atrasos nestes processos. Os dois grupos tiveram acesso a um jogo de CD ROM com recursos audiovisuais voltados para o métodofônico, como exemplifica a figura 1, por aproximadamente 2 horas diárias e 3 vezes por semana.


Figura 1 – imagem dos jogos multimídia utilizados na atividade com os alunos

Resultados e Discussão

De acordo com observações e avaliações, dos 5 alunos acompanhados em 2010, segundo definições de Ferreiro (1985), 2 deles estavam na fase pré-silábica, 2 na fase silábica alfabéticae 1 na fase alfabética, porém sem domínio das regularidades da escrita e sem domínio dos fonemas com sons parecidos, tais como os que compõem os pares mínimos, descritos por Morais (2010). Todos eles atingiram o nível alfabético e o nível recomendado para a etapa em que se encontravam, comprovados pela avaliação realizada pelo governo estadual de Minas Gerais, o PROALFA. A figura 2 apresentaexemplo da evolução dos alunos.

| |
Antes Depois
Figura 2 – Atividades desenvolvidas por um aluno antes e depois do uso do jogo multimídia

Para serem considerados no nível recomendado, a pontuação dos alunos na avaliação realizada pelo PROALFA, deve ser superior a 500 pontos. Os alunos que participaram das intervenções com os jogos conseguiram as seguintes pontuações: 593,0 -546,4 - 555,8 - 635,1 - 594,8
Dos 4 alunos que participaram das intervenções em 2011, 2 se encontravam na fase silábica alfabética e 2 na fase alfabética, porém sem domínio das regularidades da escrita e sem domínio dos fonemas com sons parecidos. Partindo das observações em sala de aula e das produções individuais dos alunos, pode-se observar que os 4 já atingiram o nívelalfabético e apresentaram melhoras e reduções nas trocas de grafemas. O grupo ainda não foi avaliado pelo PROALFA de 2011.
Conforme Soares(2010), a alfabetização é um processo social, em que o aprendiz precisa ser capaz não só de realizar as correspondências grafo-fonêmicas, mas que consiga usufruir da leitura e da escrita de forma efetiva em práticas sociais, desacreditando assim, de métodos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • alfabetizaçao
  • Alfabetização
  • Alfabetização
  • Alfabetização
  • Alfabetizaçao
  • Alfabetização
  • Alfabetização
  • Alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!