Alfabetização e letramento

Páginas: 11 (2688 palavras) Publicado: 24 de maio de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA





LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO


CLAUDENE COELHO DE LEMOS – RA: 2619
ELIANA FERRACIN – RA: 3344
FERNANDA FERREIRA ESMÉRIO – RA: 3306
JULIANA MARQUES DE TOLEDO RA: 3314



Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão dadisciplina “Didática e práticas de ensino”, sob orientação do professor-tutor à distância Prof.ª Rita de Cássia Medeiros Gomes.





SANTO ANDRÉ - SP
2012





Introdução

O que é alfabetizar? O que é letrar? Existe diferença na conceituação de alfabetização e letramento? Como alfabetizar letrando? Estas indagações são potencializadas pelos profissionais da educação, preocupadosem oferecer aos seus alunos ema educação séria, ética, crítica e democrática, para que os índices renitentes de pessoas analfabetas e analfabetas funcionais sejam extintos, pois o saber ler e escrever tornou-se uma capacidade indispensável para que o indivíduo se adapte e se integre ao meio social.
Considerando que a possibilidade de integração social, hoje, requer do cidadão muito mais do queo mero conhecimento das “primeiras letras”, como esta na definição da palavra “alfabetização” no Dicionário da Língua Portuguesa, procuramos neste trabalho, discutir a evolução desse conceito. As dificuldades encontradas tanto pelas crianças em aprender a ler e escrever quanto pelos professores em lhes ensinar tem sido presente ao longo da história. Apesar do lento avanço em direção aoletramento, visando à diminuição de analfabetos e analfabetos funcionais, os dados que temos ainda estão longe de ser satisfatório para a educação brasileira.
Assim sendo, nas breves reflexões esboçadas, vamos observar a evolução da escola passando pelas décadas de 50, 60 e 70. Estaremos apresentando atividades que possam estimular o interesse pela leitura e pela escrita.














Osignificado de estar alfabetizado

Nossa sociedade sofre transformações importantes a cada dia, nos anos atuais não mais se faz necessário somente o fato de saber ler e escrever nós temos que entender o que estamos lendo, saber concatenar as palavras corretamente para a construção de um texto não somente para a escrita, mas também para conversar com as pessoas em nosso dia-a-dia. O fatode sermos alfabetizados, ler e escrever nosso nome e escrever ou ler um bilhete simples, não nos ajuda a viver no mundo de hoje, pois, como faremos se precisarmos chegar a um determinado endereço sem conhecer bem o local, ou para ler em bula de medicamento, calcular uma economia no mercado ou saber se não estamos sendo ludibriados em uma cobrança indevida de taxas no pagamento de contas. Oletramento se faz através de leitura de jornais, revistas e o debate de ideias sobre tais textos.
“Estar alfabetizado é praticar muito a leitura e escrita, somente desta forma estaremos caminhando para o letramento que nada mais é o fato de compreender, decifrar, saber o que aquele texto quer nos passar, ensinar e absorver o conteúdo de forma clara e objetiva.” (Juliana Marques de Toledo)."Estar alfabetizado é estar preparado para ler e compreender claramente tudo o que encontramos em nosso caminho ao longo de toda a nossa existência." (Fernanda Ferreira Esmério).
“Estar alfabetizado é um processo pelo qual a criança consegue associar símbolos (letras) e a partir disso escreve, lê, interpreta até realizar esse processo
com autonomia, é uma das formas estratégicas decomunicação com os
demais indivíduos, uma pessoa alfabetizada corretamente se torna uma
pessoa capaz de ter autonomia e individualidade para se tornar parte
de um todo. O aluno se bem alfabetizado passa a se tornar um indivíduo
auto critico e uniforme para responder, questionar e melhorar suas
ideias.” (Claudene Coelho de Lemos).
“Estar alfabetizado é despertar para um mundo de conhecimentos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alfabetização e Letramento
  • Alfabetização e Letramento
  • alfabetizaçao e letramento
  • Alfabetização e letramento
  • Alfabetização e letramento
  • alfabetização e letramento
  • LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
  • Letramento e Alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!