Alfabetização e letramento

Páginas: 6 (1454 palavras) Publicado: 12 de outubro de 2011
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Faculdade de Educação – FE
Curso: Pedagogia Período:4º Turno: Noturno
Disciplina: Alfabetização e Letramento.
Professora: Ana Gabriela
Discente: Tassyana Thálita Barbosa Silva

Reflexões sobre a alfabetização

Segundo os padrões tradicionais, o processo de alfabetização é caracterizado por uma relação que envolve quemensina, quem aprende e o objeto de conhecimento.
A escrita como sistema de representação.

Existem várias maneiras de entender a escrita. Pode ser vista como uma representação da linguagem ou como um código de transcrição gráfica das unidades sonoras. A diferença entre eles é que na codificação, os elementos envolvidos já estão identificados, já na representação os elementosainda não estão identificados.
A criação da escrita se deu como um processo de invenção de um sistema de representação. O fato de que a criança pode representar uma certa dificuldade na identificação dos números ou da linguagem se compara as dificuldades da construção do sistema, assim nos dois casos, as crianças recriam esses sistemas, para sua melhor compreensão.
Segundo FerdinandSaussure, o signo lingüístico é entendido como uma união inseparável de um significante com um significado. Porém, nem a escrita do tipo alfabético, nem a escrita do tipo ideográfico conseguiu mostrar de forma clara a natureza bifásica do signo linguístico.
A escrita é entendida como um código de transcrição que converte as unidades sonoras em unidades gráficas, mas é preciso levar emconsideração os pontos importantes: as modalidades envolvidas; visual e auditiva.
A linguagem é resumida a uma série de sons, mas se transmite a língua escrita com o entendimento de um sistema de representação, isso quer dizer entender alguns tópicos importantes da linguagem oral. Se entendermos a escrita como um código de transcrição, sua aprendizagem é entendida com uma aquisição de umatécnica.

As concepções das crianças a respeito do sistema de escrita.

Aprender a ler e interpretar uma criança que está iniciando o processo de alfabetização, requer uma atitude teórica. A criança pode aprender mesmo que ainda não tenha um aprendizado escolar, isso significa dizer que ela pode conhecer o nome através dos sons que as letras produzem e ao mesmo tempo não compreender osistema de escrita.
De acordo com o ponto de vista tradicional, é necessário observar as primeiras escritas da criança, notando se são onduladas, fragmentadas ou quebradas, ignorando os aspectos construtivos. Os aspectos gráficos dá importância a qualidade do traço e os aspectos construtivos têm a ver com o que a criança quis representar, quais os meios que ela utilizou.
Do ponto devista construtivo, a escrita da criança têm três grandes períodos; primeiramente, a diferença entre o desenho e a letra, ou o que se pode e o que não se pode ler. Depois ela passa por várias fases de diferenciação intrafigural e interfigural, nas quais se estabelecem determinadas características quantitativas e qualitativas, com a necessidade de determinado número de letras ou variação entre aspalavras para que possam ser lidas. Nos dois primeiros períodos, se dá uma atenção maior às propriedades sonoras, e é essa atenção que marca o ingresso no terceiro período. O terceiro período ocorre quando a criança compreende o processo silábico da escrita com base na fonética, momento em que as unidades fonéticas são identificadas.

As concepções sobre a língua subjacentes à práticadocente.

Devemos entender que a criança não é uma tábua rasa que serve apenas para escrevermos letras de acordo com algum método. Os métodos devem apenas oferecer sugestões, para instigar a criança a encontrar sua próprias soluções,quando ela aceita sugestões,ela assimila uma informação, transforma seu pensamento e passar a operar na sua prática.
É necessário sabermos em que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alfabetização e Letramento
  • Alfabetização e Letramento
  • alfabetizaçao e letramento
  • Alfabetização e letramento
  • Alfabetização e letramento
  • alfabetização e letramento
  • LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
  • Letramento e Alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!