Alfabetização e letramento

Páginas: 16 (3950 palavras) Publicado: 24 de março de 2014


CURSO PEDAGOGIA
DISCIPLINA LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
Prof. Rosemeire Farias




Antonia Elaine Sousa e Silva RA: 369863
EmiÍtalla Ramos Mello RA: 379787
Clediane Silveira da Silva RA: 386666
Elenice de Santana Barbosa RA: 374484
Josiene PimentaFerreira RA: 366709





ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Professora Rosemeire Farias







ULIANÓPOLIS, 19 DE NOVEMBRO DE 2013
INTRODUÇÃO
Como ponto de partida desta abordagem, serão apresentadas algumas concepções referentes ao letramento e alfabetização.
Serão abordados conceitos relacionados ao tema que estará em discursão,como também a concepção de textos, levando em consideração o uso dos gêneros textuais e a prática da leitura para o processo de alfabetização das crianças.
No decorrer do mesmo serão propostas atividades para a aprendizagem dos educandos na linguagem oral e escrita, para que se formem leitores e escritores eficazes.
Mas antes de tudo, devemos em primeiro momento entender que a língua é um sistemaque tem como centro a interação verbal, que se faz através de textos ou discursos, falados ou escritos. Isso significa que esse sistema depende da interlocução (inter + locução = ação linguística entre sujeitos).
Partindo dessa concepção, uma proposta de ensino de língua deve valorizar o uso da língua em diferentes situações ou contextos sociais, com sua diversidade de funções e sua variedade deestilos e modos de falar. Para estar de acordo com essa concepção, é importante que o trabalho em sala de aula se organize em torno do uso e que privilegie a reflexão dos alunos sobre as diferentes possibilidades de emprego da língua.










1. CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Em primeiro momento devemos entender que vivemos no meio totalmente letrado, onde a escrita estarem toda parte. Como por exemplo, em nome de produtos, lojas, livros, avisos e etc. Aproximando assim os indivíduos totalmente da escrita, sejam essas pessoas alfabetizadas ou não.
O conceito de alfabetização para Magna Soares é restrito, refere-se apenas ao aprender/ensinar a ler e escrever. Sendo que, alfabetizar não se refere somente a isso mais compreender o que ler e o que se escreve, ouseja, é fazer uso da linguagem oral e escrita, é entender as funções sociais. A alfabetização depende, assim, de características culturais, econômicas e tecnológicas.
Como também é a inserção da escrita na vida do individuo, é a decodificação e o código da escrita. É o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-la para ler e escrever, ou seja, o domínio detécnicas para exercer a arte e ciência da escrita.
Alfabetização é um processo de representação de fonemas e grafemas, e vice-versa, mas também um processo de compreensão/expressão de significados por meio do código escrito. (Soares, 2011, p. 16)
Já o conceito de letramento vai além da alfabetização, pois é uma nova perspectiva sobre a prática social e escrita. A palavra letramento proveio da palavraliteracy da língua inglesa, que vem do latim que quer dizer letra, é o estado ou condição que assume aquele que aprende a ler e a escrever. Está subentendido que a escrita traz consequências sociais, culturais, políticas, econômicas, cognitivas e linguísticas.
Letramento também é a habilidade de codificar e de decodificar o nome à verificação da capacidade de usar a leitura e a escrita...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alfabetização e Letramento
  • Alfabetização e Letramento
  • alfabetizaçao e letramento
  • Alfabetização e letramento
  • Alfabetização e letramento
  • alfabetização e letramento
  • LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
  • Letramento e Alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!