Alfabetização e letramento

Páginas: 7 (1628 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Tradicional e consensualmente, considera-se que o acesso ao mundo da escrita é incumbência e responsabilidade da escola e do processo que nela e por ela se dá — a escolarização. Em outras palavras, considera-se que é à escola e à escolarização que cabem tanto a aprendizagem das habilidades básicas de leitura e de escrita, ou seja, a alfabetização, quanto odesenvolvimento, para além dessa aprendizagem básica, das habilidades, dos conhecimentos e das atitudes necessários ao uso efetivo e competente da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, isto é, o letramento. A cada vez que se denunciam níveis precários de alfabetização, em crianças, jovens ou adultos, a questão é invariavelmente relacionada com a escola e o fracassoescolar em alfabetização; da mesma forma, a cada vez que se identificam dificuldades no uso da língua escrita ou desinteresse pela leitura, em crianças, jovens ou adultos, apontam-se, como causas, deficiências do processo de escolarização, fracasso da escola no desenvolvimento de habilidades de uso social da leitura e da escrita e na promoção de atitudes positivas em relação à leitura. O processode alfabetização é visto não só como um componente essencial da escolarização inicial, como, mais que isso, esta é mesmo comumente confundida com aquele: a concepção corrente é a de que a criança vai para a escola “para aprender a ler e a escrever”.
Nos dias de hoje, ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever, tem se revelado condição insuficiente para responder adequadamente às demandascontemporâneas. Há alguns anos, não muito distantes, bastava que a pessoa soubesse assinar o nome, porque dela, só interessava o voto. Hoje, saber ler e escrever de forma mecânica não garante a uma pessoa interação plena com os diferentes tipos de textos que circulam na sociedade. É preciso ser capaz de não apenas decodificar sons e letras, mas entender os significados e usos das palavras emdiferentes contextos.Numa sociedade letrada, o objetivo do ensino deve ser o de aprimorar a competência e melhorar o desempenho lingüístico do estudante, tendo em vista a integração e a mobilidade sociais dos indivíduos, além de colocar o ensino numa perspectiva produtiva. O ensino da leitura e da escrita deve ser entendido como prática de um sujeito agindo sobre o mundo para transformá-lo e, para,através da sua ação, afirmar a sua liberdade e fugir à alienação.É através da prática que desenvolvemos nossa capacidade lingüística. Conhecer diferentes tipos de textos não é, pois, decorar regras gramaticais e listas de palavras.
No rap Estudo Errado, Gabriel, o Pensador, diz com propriedade: “Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi. Decoreba: este é o método de ensino. Eles me tratam como amebae assim eu num raciocino”.É lamentável que, no Brasil, a escola, lugar fundamental para a pessoa desenvolver sua capacidade de linguagem, continue limitando-se, na maioria das vezes, a um ensino mecânico. Na perspectiva do letramento, a leitura e a escrita são vistas como práticas sociais. A alfabetização é um período com começo, meio e fim,durante o qual o alfabetizador transmite aoalfabetizando o conjunto de signos que compõem o código da língua materna. De posse desse código o individuo poderá interagir socialmente por intermédio da leitura e da escrita. Já o letramento é um processo continuo de aquisição do conhecimento por meio das letras. Alguns estudiosos entendem o letramento como sendo, também, o resultado da ação das práticas sociais da leitura e da escrita no ser humano.Oprocesso alfabetização inicia quando o bebê nasce em uma sociedade letrada e, aos poucos, vai-se familiarizando com as letras. Nas relações com os outros e com o mundo, as crianças aprendem a ler esse mundo e a internalizá-lo. O sujeito leitor do mundo vai produzindo suas singularidades, por meio das interações realizadas por meio da linguagem: palavras, gestos, olhares, silêncios, e assim por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alfabetização e Letramento
  • Alfabetização e Letramento
  • alfabetizaçao e letramento
  • Alfabetização e letramento
  • Alfabetização e letramento
  • alfabetização e letramento
  • LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
  • Letramento e Alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!