Alfabetização e letramento

Páginas: 5 (1138 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como objetivo descrever como podemos trabalhar a poesia e cantigas de roda em uma sala de alfabetização, destacando algumas atividades relacionadas ao tema proposto, tendo como base um livro adotado na 1ª série (2º ano) do ensino fundamental de uma escola privada no município da Serra.


TRABALHO DE FUNDAMENTOS TEÓRICOS EMETODOLOGICOS DA ALFABETIZAÇÃO II

1) Baseado na leitura dos textos. Qual a sua compreensão sobre alfabetização?
Resposta: A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição de habilidades mecânicas (codificação e decodificação)do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimento. Ela tem sido entendida tradicionalmente como um processo de ensinar e aprender a ler e escrever, portanto, alfabetizado é aquele que lê e escreve.
O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso dalinguagem de uma maneira geral.
A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.

2) Em queconsiste os conceitos sobre letramentos?
Resposta: O conceito de letramento é o resultado da ação de ensinar a ler e escrever, é o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita. É usar a leitura e a escrita para seguir instruções (receitas, bula de remédio, manuais de jogo), de se comunicar-se, informa-se e se orientar no mundo enas ruas.
O letramento tem início quando a criança começa a conviver com as diferentes manifestações da escrita na sociedade e se amplia cotidianamente por toda vida, com a participação nas práticas sociais que envolvem a língua escrita. Abarca as mais diversas práticas de escrita na sociedade e pode ir desde uma apropriação mínima da escrita, tal como o indivíduo que é analfabeto, mas letrado namedida em que identifica o valor do dinheiro e o ônibus que deve tomar, consegue fazer cálculos complexos, sabe distinguir marcas de mercadorias etc., porém não escreve cartas, não lê jornal, etc.
Se a criança não sabe ler, mas pede que leiam histórias para ela, ou finge estar lendo um livro, se não sabe escrever, mas faz rabiscos dizendo que aquilo é uma carta que escreveu para alguém, életrada, embora analfabeta, porque conhece e tenta exercer, no limite de suas possibilidades, práticas de leitura e de escrita.

3) Escolha uma unidade de ensino de um livro de alfabetização usado em seu município e descreva a importância da unidade selecionada no processo de alfabetização.
Resposta: Escolhemos o capítulo 03 Cantigas e Poemas do livro LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO (em anexo). Podemosobservar que através dos poemas é possível brincar com a sonoridade das palavras, ampliando o repertório literário das crianças, construindo maior conhecimento sobre o gênero literário, recitando poesias, explorando os recursos existentes na oralidade e valorizando os sentimentos que o texto quer transmitir. É possível também valorizar entonação de voz, fluência, ritmo e dicção como maneiras dearticular e aperfeiçoar a oralidade. A criança também pode aprender a expressar-se num grupo, desenvolver a escuta, a produção oral e a leitura.
Através das cantigas de roda, é possível tornar uma aula em um momento muito prazeroso para as crianças, diz um ditado popular “Quem canta seus males espanta”. As cantigas são muito importantes, pois pertencem à tradição oral e são transmitidas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alfabetização e Letramento
  • Alfabetização e Letramento
  • alfabetizaçao e letramento
  • Alfabetização e letramento
  • alfabetização e letramento
  • LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
  • Letramento e Alfabetização
  • Alfabetização e letramento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!