Alfabetização e letramento: o papel do professor no processo de ensino da língua escrita

Páginas: 10 (2357 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
FINOM - FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
ADILÉIA SOUZA


















ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA
























MONTES CLAROS - MG
NOVEMBRO - 2007
FINOM - FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
ADILÉIA SOUZA


















ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PAPEL DOPROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA







Artigo científico apresentado à Faculdade de Educação da FINOM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Alfabetização e Letramento.










MONTES CLAROS - MG
NOVEMBRO - 2007
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO DA LÍNGUAESCRITA


Adiléia Souza[1]





Desenvolver um artigo sobre alfabetização e letramento é gratificante, pois ensinar a ler e escrever preocupa muito os educadores. O termo letramento quer dizer uma dimensão complexa e plural das práticas sociais de uso da escrita, ou seja, nos meios educacionais e acadêmicos, geralmente aparece letramentos, dando mais ênfase à significação da palavra. Essapesquisa tem por objetivo apresentar o impacto dos estudos sobre o letramento para as práticas alfabetizadoras. O referencial teórico foi feito a partir da leitura de diversos autores, que foram o suporte para a conclusão desse trabalho. A pesquisa de campo foi através da abordagem qualitativa, pois se usou a prática para se chegar às análises e discussão. Buscaram-se duas professoras do ensinofundamental que desenvolveram as atividades e através dos dados colhidos, foi possível fazer análises destes e chegar à conclusão de como o professor deve atuar no processo de ensino da escrita.

Palavras-chave: Alfabetização, Escrita, Ensino e Aprendizagem


INTRODUÇÃO

Sabemos que muitas crianças que chegam à escola possuem ritmos diferentes. Algumas possuem um atraso no desenvolvimento desuas funções neuropsicológicas devido a um atraso em sua maturação. Outras apresentam comportamentos inadequados. Muitas, por problemas sociais e familiares, trazem na bagagem anos de vivência permissiva e estes padrões de comportamento se chocam com a aprendizagem realizada nas escolas.
As dificuldades para aprender aparecem nas crianças sob distintas formas. Algumas crianças chamam aatenção devido ao fato de estarem atrasadas ou defasadas em determinadas tarefas específicas como a escrita, se comparada com seus colegas de classe ou idade, ou uma dificuldade geral.
A alfabetização envolve um complexo de elaboração de hipóteses sobre representação lingüística. Os estudos sobre a língua escrita iniciaram no início da década de 80, trazendo aos educadores o entendimento deque a alfabetização. Com isso, os anos foram passando e os estudos sobre o letramento foram ganhando dimensão sócio-cultural da língua escrita e de seu aprendizado. Esses dois movimentos teórico-conceituais romperam com a dicotomia entre o sujeito que aprende e o professor que ensina.
Ler e escrever são fundamentais para que as pessoas adquiriram conhecimento suficiente para viver emsociedade, principalmente nos dias de hoje, que para se obter sucesso, é preciso ter uma formação acadêmica. Aí se questiona: Como conciliar leitura e escrita da língua em um único sistema de ensino?
O objetivo do presente trabalho é apresentar a importância do papel do professor no ensino da língua escrita, apresentando, ainda, o impacto dos estudos sobre o letramento para o desenvolvimentodas práticas alfabetizadoras. Pretende-se também avaliar como os alunos estão desenvolvendo produções de textos e até que ponto eles conseguem escrever corretamente, tendo em vista que muitas são as deficiências encontradas em ditados.
Baseado em diversos autores pesquisados e contatos com professoras que atuam na área de alfabetização e letramento, foi possível desenvolver esse trabalho,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicogênse da língua escrita: hipóteses da escrita no processo de alfabetização
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O DIREITO DE SER USUÁRIO DA LÍNGUA ESCRITA.
  • Qual o papel do professor no processo de ensino-aprendizam
  • O papel do professor no processo de ensino e aprendizagem
  • O papel do professor no processo de ensino e aprendizagem
  • O papel do professor no processo de ensino-aprendizagem
  • o papel do professor no processo ensino aprendizagem
  • O PAPEL DO CONTEXTO SOCIAL NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!