Alfabetização e letramento sob o ponto de vista do ensino fundamental de 9 anos

Páginas: 13 (3073 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2011
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO SOB O PONTO DE VISTA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

Cândida Manuela Selau Leite[1] (PRATIC/UNISINOS)
Morgana Andriguetti Bisutti[2] (UNIBIC/UNISINOS)
Aline do Prado Rezende[3] (PRATIC/UNISINOS)
Profª Drª Cátia de Azevedo Fronza[4] (PPGLA/UNISINOS)

RESUMO: O Ensino Fundamental de 9 anos, implementado recentemente, assume grandes responsabilidades no atualcenário educacional, sobretudo no que se refere à apropriação da escrita. No entanto, ainda se sabe pouco sobre a forma com que as orientações são trabalhadas nas escolas, uma vez que se espera que o ensino cumpra seus objetivos, desenvolvidos e estabelecidos pelos órgãos federais. Em busca de uma melhor compreensão desta configuração, pretendemos explicitar práticas de leitura e de escrita queocorreram em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos - de uma escola da rede municipal, na cidade de São Leopoldo -, fundamentando-nos nos conceitos de "alfabetização" e "letramento". Por meio de uma entrevista, feita com a professora da turma, e filmagens, realizadas, durante o segundo semestre de 2010, no período de aula regular dos alunos, foram acompanhados e observados momentos deinteração entre professora-aluno/aluno-aluno que explanam a forma com que estes conceitos, na prática, vêm sendo implementados. Baseando-nos em Moro (2009), Brotto (2007), Stolf e Heinig (2009) e em documentos legais, concordamos que "[...] não se trata de transferir para as crianças de seis anos os conteúdos e atividades da tradicional primeira série, mas de conceber uma nova estrutura de organizaçãodos conteúdos em um Ensino Fundamental de 9 anos, considerando o perfil de seus alunos" (BRASIL, 2004, p. 17). A partir da análise dos dados e discussão, observou-se que as dúvidas, as expectativas e os questionamentos são, além de momentos de contribuição coletiva, importantes indícios das experiências da turma.

Palavras-chave: Alfabetização; Letramento; Ensino Fundamental de 9 Anos.1. Introdução

Recém-implantado nas escolas públicas brasileiras, o Ensino Fundamental de 9 anos (EF9A) vem assumindo grandes responsabilidades no atual cenário educacional, especialmente no que diz respeito à apropriação da língua.
Nessas circunstâncias, comprova-se a necessidade de trazer à superfície dos estudos linguísticos questionamentos que envolvam os conceitos dealfabetização e letramento, fundamentais para o discernimento dos princípios e métodos da educação e/ou do ensino e, logo, da ação do professor-educador.
Para este estudo, traz-se, especialmente, SOARES (2003), com as discussões e possibilidades de pensar/conceitualizar os termos alfabetização e letramento, ora tratados individualmente, salientando suas particularidades, ora imbricados,mostrando a relação que estabelecem com as demais acepções; CAGLIARI (1997), que expõe as relações entre alfabetização e linguística, atentando, inclusive, para a compreensão de “erro”; VARELLA (2004), que explica que há tendências à simplificação no processo fonológico, e este processo é, além de inerente à fala da criança, natural e universal; FRONZA (2010), elucidando que, através dos diálogos dascrianças é possível descobrir, tanto registros pela modalidade oral quanto pela modalidade escrita, quais as estruturas da língua dominadas pelo aluno e de que forma esse as manipula.
Ainda, trazem-se, portanto, os estudos de MORO (2009), que atenta à vigilância sobre a implantação do EF9A, destacando, sobretudo, a importância de uma proposta que dialogue com as possibilidades de trabalho,intermediadas pelo coletivo escolar; de BROTO (2007), que orienta para uma tomada de posicionamento a respeito dos conceitos; de STOLF e HEINIG (2008), que mostram a necessidade emergente de uma conceitualização teórica sobre a alfabetização por parte do professor; SANTAIANA (2008), que acredita no EF9A como uma possibilidade de transformar para melhor os sujeitos envolvidos, desde que seja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ensino fundamental de 9 anos
  • Ensino fundamental de 9 anos
  • Ensino fundamental de 9 anos
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
  • Ensino fundamental de 9 anos
  • Ensino Fundamental De 9 Anos
  • Ensino fundamental de 9 anos
  • Ensino fundamental 9 anos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!