Alfabetização e Letramento na Terceira Idade

Páginas: 11 (2570 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013


ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA TERCEIRA
IDADE








Curso: Licenciatura em Letras Português/Inglês

Polo: UNISM











RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar o cenário da alfabetização da Terceira Idade no Brasil, pois os dados sobre analfabetismo são ainda hoje emdia alarmantes. Mostraremos a conceituação de letramento, bem como de alfabetização e suas relações, e algumas reflexões sobre o papel do educador hoje e como ele deve conduzir seu trabalho educativo de modo a ter mais sucesso nessa prática, de modo que os alfabetizandos não sejam incluídos da sociedade em que estão inseridos por não saberem decifrar e fazer uso do código linguístico.Palavras-chave: Alfabetização, Letramento, Terceira Idade




Introdução


Apesar das ações promovidas pelos órgãos educacionais com relação à superação do fenômeno do analfabetismo no Brasil, Nóbrega et al. (2004) aposta que:

dados alarmantes a respeito deste problema, que se torna ainda mais grave quando nos damos conta de que vivemos numa sociedade letrada, na qualaqueles que não reconhecem os códigos da linguagem escrita estão inevitavelmente marginalizados na dinâmica das relações sociais e excluídos deste contexto por não saberem decifrar e fazer uso do código linguístico.


Numa perspectiva conscientizadora, Nóbrega et al. (2004) almejam que os

educandos compreendessem a importância da língua no seu contexto sócio-cultural,identificando a função social da escrita e da leitura, porque nem sempre saber ler e escrever garante ao indivíduo autonomia e participação civil, é necessário promover o encontro entre processo educativo e realidade social dos alunos na medida em que se incentiva a reflexão crítica perante o mundo e se aproveita o potencial linguístico prévio do educando na aprendizagem.

O cenário apresentado noreferido trabalho é ao mesmo tempo desafiador e ameaçador, pois segundo dados apresentados na época da sua publicação, tanto a revisão do que já foi feito em educação e o caminho ainda a ser traçado e trilhado não podem ser vistos com uma visão estreita e simplista de um assunto tão complexo e importante para o desenvolvimento do país, tampouco seguir por caminhos indesejáveis na área da educação.Com os avanços na longevidade humana, o quadro demográfico mundial está sofrendo alterações, e como consequência, o aumento da expectativa de vida. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o tempo médio de vida da população brasileira, que no início do século XX era de 33 anos, subiu para 70,5 anos em 2000 e alcançou 71,3 anos em 2004. Por isso o processo de crescimento nalongevidade populacional deve ser considerado especialmente quanto as suas implicações sociais e em termos de saúde pública.

1. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONCEITOS

Como palavra e conceito recentes, letramento foi introduzido na linguagem da educação e das ciências linguísticas há pouco mais de duas décadas. De acordo com os estudos apresentados pela educadora Magda Soares,

seu (termoletramento) surgimento pode ser interpretado como decorrência da necessidade de configurar e nomear comportamentos e práticas sociais na área da leitura e da escrita que ultrapassem o domínio do sistema alfabético e ortográfico, nível de aprendizagem da língua escrita perseguido, tradicionalmente, pelo processo de alfabetização. Esses comportamentos e práticas sociais de leitura e escrita foramadquirindo visibilidade e importância a medida que a vida social e as atividades profissionais foram tornando-se cada vez mais centradas e dependentes da língua escrita, revelando a insuficiência de apenas alfabetizar, no sentido mais tradicional, a criança ou o adulto. (SOARES, 1999)

Destacando a necessidade do uso prático e social de ler e escrever, o termo letramento pode ter surgido da não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alfabetização e Letramento na Terceira Idade Desafios das práticas pedagógicas para a terceira idade no ensino...
  • Terceira Idade
  • terceira idade
  • Terceira idade
  • Letramento e Alfabetização
  • Alfabetização e Letramento
  • Alfabetização e Letramento
  • alfabetizaçao e letramento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!