ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - CONCEITOS E PRÁTICAS

Páginas: 15 (3589 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS – CONCEITOS E PRÁTICAS

Edna Rodrigues do Nascimento
Eliene Pereira da Silva
Fabiana Silva Vitorino
Liany Barbosa Felix da Silva
Luciana Batista de Sousa Costa
Maria Edna Reinaldo de Oliveira
Núbia Mendes Paiva da Fonseca

RESUMO: Nos dias atuais nos deparamos com um sistema de alfabetização insuficiente, cheio de incertezas, inseguranças e dúvidas;enfrentamos uma realidade escolar em que muitos não são capazes de compreenderem o que leem. Contudo, através das situações reais é fundamental que os educadores tenham consciência do que é alfabetização e o que é letramento e, assim, possam realizar melhor a sua prática pedagógica, conseguindo diferenciar e utilizar de forma inovadora as várias metodologias, proporcionando ao educando uma aprendizagemsignificativa. O presente texto resulta a partir de pesquisas bibliográficas sobre os conceitos e práticas de letramento e alfabetização, tendo por objetivo definir os significados de cada processo, apresentado suas especificidades e enfatizando a importância da integração entre ambos para uma prática educativa que possibilite o sucesso do ensino. Propõem ainda, uma reflexão entre a teoria e aprática educacional no processo de alfabetizar letrando para que aconteça o desenrolar na função social da linguagem. No entanto, entende-se que mesmo sendo processos diferentes é preciso haver a conciliação entre os diversos instrumentos utilizados nas classes de alfabetização e, com isso, obter uma qualidade do fazer pedagógico, observa-se que o processo alfabético detém-se a uma codificação edecodificação de códigos ortográficos. Compreende-se que é possível chegar a uma educação de qualidade com uma forma de expressão voltada para o desenvolvimento da alfabetização e do letramento, em que se comprometa com a formação cidadã de uma sociedade transformadora do meio em que atuam, tornando-se justa e igualitária.


PALAVRAS CHAVE: Letramento. Alfabetização. Conceitos. Educação


1-INTRODUÇÃO

É notório que o ensino da leitura e da escrita vem se tornando desafiador para os professores alfabetizadores, para a escola e suas politicas bem como para as crianças. Os fracassos emergidos nessa aprendizagem comprometem a vida escolar do sujeito, impedindo-o de praticar as várias etapas da língua social dentro de seu contexto.
Na busca de compreender de modo reflexivo a questãorelacionada à alfabetização e letramentos discutirá a necessidade de entender os vínculos existentes entre ambos os processos que fornecem caminhos para se alfabetizar letrando, e ao mesmo instante, desencadear o exercício fundamental da leitura, compreensão e produção de acordo com as práticas linguísticas.
No cotidiano nos deparamos com alunos sem estímulos suficientes para mostrarem resultadossatisfatórios na leitura e escrita. Na verdade, quando nos deparamos com essa situação surgem questionamentos a respeito do trabalho que se está realizando e apontam-se culpados, pois é mais fácil culpar do que tentar mudar esta realidade.
A falta de discussões entre os docentes em suas formações fazem aparecer às incertezas, gerando conflitos que dificultam a realização do trabalho do professoralfabetizador. Nessa constante, é necessário um conjunto de soluções mediadas como condição maior do trabalho a ser desenvolvido, com uma intencionalidade da ação e organização na conquista dos objetivos traçados.
Vemos a educação como a condição indispensável para o desenvolvimento humano. E assim, acreditamos que o processo de aquisição cultural depende de certa organização responsável,principalmente do docente. Desse modo, a ampliação e qualificação da prática pedagógica do professor garantirá a apropriação das capacidades desejadas pela alfabetização letrada.
Acredita-se que a aquisição do hábito de ler prescreverá a desenvoltura do individuo na exposição de ideias, dando-lhe competência e criticidade para filtrar o conhecimento e ser capaz de compreender aquilo que lê.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceito de Alfabetização e Letramento
  • Conceito de alfabetização e letramento
  • A alfabetização e letramento na prática pedagógica
  • Letramento e alfabetização na prática
  • Conceitos de Alfabetização e Letramento
  • Conceitos de alfabetização e letramento
  • conceitos de alfabetização e letramento
  • Práticas de letramento e alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!