Alfabetização e cidadania

Páginas: 18 (4290 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
ALFABETIZAÇÃO E CIDADANIA

Para muitos educadores, a alfabetização ainda é um mistério. Erros são cometidos em nome do desconhecido. O artigo esclarece dúvidas e orienta como transformar a sala de aula em um espaço onde o que se busca é o compromisso com o pequeno-aluno-cidadão.

Alfabetização: dever do Estado, direito do cidadão

“A questão do analfabetismo no Brasil é, antes detudo, política – mantém um contingente de mão-de-obra barata, desqualificada, submissa e excluída. Mas há também alguns mal-entendidos sobre a Língua que dificultam o aprendizado, sobretudo para as crianças das classes populares. O aprendizado da leitura e da escrita coloca o aprendiz diante do mesmo desafio que a espécie humana enfrentou ao inventar a escrita.” (Miriam Lemle).




Astaxas de analfabetismo de crianças de 7 a 14 anos fora da escola, de repetência e evasão escolar, no Brasil, ainda figuram entre as mais altas do mundo.

Em março de 1990, declarado pela Unesco - Ano Internacional da Alfabetização -, realizou-se, na Tailândia, com a participação do Banco Mundial, a Conferência Mundial sobre Educação para todos, de que resultaram a Declaração Mundial de Educaçãopara todos e o compromisso assumido pelos países subdesenvolvidos mais populosos, entre eles o Brasil, de elaborar o Plano Decenal de Educação (1993 / 2003).



Durante o processo de alfabetização, o aluno dá seus primeiros passos rumo à cidadania




A partir das exigências da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI e com a nova LDB (1996), alguns avançostêm acontecido no sistema escolar brasileiro:

. novas formas de organização das turmas, do tempo e do espaço escolar;

. novas propostas curriculares, de avaliação e de recuperação da aprendizagem;

. investimentos significativos na atualização dos professores;

. maior autonomia das escolas, com a elaboração de sua proposta pedagógica.

Contudo, ainda é necessário um esforçocoletivo _ governo, escolas e comunidade _ para garantir a qualidade da alfabetização, eliminando desperdícios, valorizando o ambiente de trabalho e o professor, planejando, ensinando e avaliando com profissionalismo e eficácia.

O Ministério de Educação e Cultura (MEC) tem obtido informações sobre o desempenho dos alunos brasileiros, por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica(SAEB), desde 1991. Além de medir o desempenho escolar, o SAEB o contextualiza, coletando dados sobre a situação socioeconômica e cultural dos alunos, o perfil e a prática dos professores, a gestão escolar dos diretores e as características físicas das escolas. A desigualdade de resultados do SAEB/97 aponta graves problemas quanto à qualidade da aprendizagem escolar no país, revelando abordagenscurriculares pouco eficazes.

Para tornar mais efetivo e eqüitativo o desempenho dos alunos brasileiros, tem-se investido no aperfeiçoamento dos currículos, na capacitação de diretores e professores e na inovação da dinâmica de funcionamento das escolas e da prática pedagógica, sobretudo quanto à alfabetização, função primordial da escola.

A alfabetização plena, que não se limita a ensinara soletrar e a assinar, remete-nos ao conceito de leitura como ato individual, experiência singular, interação autor/texto/leitor; leitura e escrita como formas fundamentais de integração do homem à cidade, permitindo-lhe ser cidadão, consciente de seu compromisso com a coletividade e com a luta por direitos e deveres iguais para todos. É esse o conceito de alfabetização que desejamos tornaracessível a todos.

O domínio da língua escrita é um direito do cidadão e uma das formas de desenvolvimento da cidadania e de inclusão na sociedade letrada, na era da informação em que vivemos. O direito à educação, garantido na constituição, não se refere apenas a uma vaga na escola, mas à justa distribuição de bens culturais e materia0is e a um ensino de qualidade, que respeite as diferenças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alfabetizacao e cidadania
  • Alfabetização e cidadania
  • Resumo sobre alfabetização e cidadania
  • Programa Nacional de Alfabetização e Cidadania
  • Alfabetização, letramento e cidadania como inclusão social
  • Alfabetização de jovens e adultos e cidadania: o contributo de paulo freire
  • Alfabetização
  • alfabetizaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!