Alfabetização e alguns pensadores

Páginas: 6 (1373 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO
. Faça um pequeno resumo desses assuntos: origem das palavras e das propostas pedagógicas
O homem tem uma necessidade individual de se expressar e necessidade social de se comunicar e para Gelb estas necessidades estão relacionadas a ponto de que o homem se expressa comunicando.
Para o homem primitivo essa comunicação se deu através dos desenhos que o mesmo criava,representando assim suas ideias. Com o passar do tempo o homem cria o Sistema Pictográfico, que num primeiro momento não tem relação direta com a fala, mas caminha para a representação da mesma. Este sistema, antecede a escrita propriamente dita, evolui-se para a fase do logograma, etapa lexical-silábica. Esse sistema passa a ser simbólico.
Vale destacar que os egipcios foram um dos povos quemais utilizavam desse sistema e desenvolveram-no a ponto de extrair deles 24 símbolos que posteriormente formariam o silabário. Os gregos tendo como base esse silabário, criaram o alfabeto.

Principais Propostas Pedagógicas

Francois Rabelais: Propõe uma metodologia de ensino alegre, atraente, onde o homem aprenda com o mundo, tendo como objeto de estudo a natureza, os mares e o próprio homem.Prioriza o desenvolvimento do corpo, a vida ao ar livre e a prática de exercícios físicos.
Foi um grande crítico da educação de seu tempo, onde a aprendizagem dava-se em aprender as palavras e ser submisso as regras.
Michel Eyquem de Montaigne: Diz que a aprendizagem não se dá só por amontoar conhecimentos, mas ressalta que é importante assimilá-los, apreendê-los; dize que o mestre deve prepararos caminhos, mas a caminhada quem faz é o aluno. É considerado precursor das modernas tendências pedagógicas e foi um crítico do uso abusivo dos livros.
Jan Amos Comenius: Sua teorias são atuais e foi o pioneiro a aplicar a metodologia de ensino que despertasse o interesse no aluno. Contribuiu para a reforma da educação em vários países, propõe uma escola para a vida toda, uma educação voltadapara todos; diz que a escola maternal é fundamental, tendo como base a observação e a experiência.
John Locke: Diz que o conhecimento deve ser adquirido através da experiência e que a educação tem grande poder, ela produz a diferença entre os homens. Ela fala ainda que o educador deve estar consciente que sua tarefa é despertar no jovem o amor,o respeito pela ciência e colocá-los no caminho certo.Ideias de Rousseau na prática de pedagogos dos séculos XVII e XIX
Johann Bernhard Basedow: Propõe que a educação seja nacional e independente das religiões, a metodologia deve ser intuitiva e recreativa; dos 08 aos 12 anos apenas lições de coisas, conhecimentos práticos, valorizava a educação física, trabalhos manuais e as artes.
Johann Heinrich Pestalozzi: Dá ênfase à atividade do aluno,partindo do conhecido para o desconhecido, do concreto para o abstrato. Destaca-se a intuição, ou seja, a criança deve observar; o saber e o saber fazer, sendo a formação mais importante que a instrução; o poder aliado ao saber e ao amor. A educação deve ser direito de todos. Achava indispensável saber falar antes de escrever.
Friedrich Frobel: Afirma que cada criança deve ter sua índole eindividualidade respeitada; diz que a educação deve começar antes dos seis anos, principalmente em crianças carentes . Propõe que a aprendizagem se dê através de jogos, palestras, brinquedos, etc.
John Dewey: Criador do Método dos Projetos, que propõe substituir a ação dos professores pela ação dos alunos. Diz que não cabe haver separação entre vida e educação. Como sistema social a escola deve estarconectada com a vida social e com o trabalho das outra instituições, através disso há possibilidades de conferir os resultados das aprendizagens.
Maria Montessori: Diz que a criança tem direito a vida própria, a liberdade e a autonomia. Deve-se despertar a criatividade infantil através de estímulos e propôs ainda que as crianças de inteligência normal, tenha os mesmos processos da Educação das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alguns pensadores
  • Contribuições de alguns pensadores para o direito
  • ALGUNS PENSADORES DA EDUCAÇÃO Donizete Soares
  • Alfabetização de crianças pertencentes a contextos de baixo letramento: alguns pontos para reflexão
  • Pensadores
  • O pensador
  • Os pensadores
  • O pensador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!