Alfabetização na Educação Infantil

Páginas: 11 (2605 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Thaisa Corrêa

RESUMO

Este artigo tem como objetivo analisar a alfabetização infantil a partir do trabalho com as diversas linguagens. Problematizando falas de diferentes sujeitos envolvidos na educação das crianças: professores, gestores, pais de alunos e as próprias crianças, ou seja, todos envolvidos na educação, afim de realiza o processo dealfabetização na sua ação pedagógica e na sua convivência diária com as crianças. Assim é de total relevância o contexto em que a criança está inserida para que o seu desenvolvimento venha a proporcionar muitas maneiras de levá-la a aprender de forma motivada e significativa.

Palavras chaves: Alfabetização infantil. Contextualidade. Profissionais da Educação


INTRODUÇÃO

A educaçãoinfantil é um dos grandes desafios da educação, tendo em vista que é nessa fase que as crianças constroem os alicerces que irão nortear a sua vida escolar e diria até que a sua vida como cidadão, por isso é que a educação na fase primaria é de extrema importância na vida das crianças.
A educação infantil tem um papel social enorme no desenvolvimento humano e social. Sabemos que a prioridadeé a escola fundamental, com acesso e permanência das crianças e aquisição dos conhecimentos, entretanto, a luta pelo ensino fundamental não contradiz a importância da educação infantil. Como pode ser observado na Lei nº 9.394, (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB), que estabelece:

Art.29°. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade odesenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (Art.29°. Lei nº 9.394).


No Brasil, boa parte dos trabalhos realizados em creche e pré-escolas, não são executados por profissionais capacitados para lidar com crianças, o que torna o processo educacional ainda maisdebilitado nesta etapa. Essas instituições realizam um trabalho mais de ordem assistencial ou sanitário, que são importantes, mas não substituem a dimensão educativa, social e cultural, cruciais para favorecer o desenvolvimento das crianças e seu direito de cidadania.
De acordo com Bonetti, (2004) ainda que a inclusão da educação infantil no âmbito da educação básica tenha gerado rumoscurriculares para as crianças e para a formação de seus professores sob a coerência do ensino fundamental, é dentro do campo educacional que deve se dar a luta pelo reconhecimento da especificidade da educação da criança de zero a seis anos e do exercício da docência junto a essa fase da vida. Nesse sentido, tornam-se fundamentais que dêem continuidade à estudos com a finalidade de melhor explicitar aespecificidade da educação criança de zero a seis anos e da atuação docente na primeira etapa da educação básica para que a educação infantil seja cada vez melhor com relação a sua qualidade, e também os governantes se atentem para a melhoria não só nesses termos mas também na disponibilidade de mais vagas para essa etapa da educação, especialmente nas regiões onde as condições social e de renda sãomenores.
Questão de extrema importância nessa fase é o desenvolvimento dos processos Criativos e interdisciplinar realizados nas creches e pré-escolas, estes processos devem atender as necessidades das crianças valorizando os seus conhecimentos adquiridos no meio social e cultural, possibilitando o respeito mutuo entre as crianças e condições para que estes processos sejam realizados a fimde garantir o sucesso escolar dessas crianças.
Por fim é importante que se destaque que a melhoria nas condições da educação infantil é dever de todos, da família inicialmente, da comunidade, das escolas que as atende, das instituições de ensino superior que formam professores, e dos governantes que administram o país.

DESENVOLVIMENTO

A educação infantil é um dos grandes desafios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO INFANTIL: ALFABETIZAÇÃO INICIAL
  • alfabetização na educação infantil
  • Alfabetização na educação infantil
  • alfabetização na educação infantil
  • Educação infantil e alfabetização.
  • ALFABETIZAÇÃO E A EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Letramento e Alfabetização na Educação Infantil
  • Alfabetizaçao e letramento na educaçao infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!