Alfabetização do aluno portador de deficiência: um desafio possível

Páginas: 28 (6762 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
A ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA: UM DESAFIO POSSÍVEL





ACADÊMICA: ANA PAULA FERRAZ











A alfabetização do deficiente intelectual é o argumento principal deste artigo. Começando com uma conceitualização do deficiente e divulgando as dificuldades e possibilidades de desenvolvimento do indivíduo tratando-se não só da leitura e escrita, mas também daformação para vida e para o trabalho. Neste sentido, entre outros, a colaboração, a liderança compartilhada, o apoio curricular e institucional, a implicação da comunidade educativa são pilares fundamentais para a implementação deste modelo de educação. As conquistas são progressivas, o tempo de desenvolvimento difere, no entanto é preciso acreditar, caminhar buscando a direção que faça crescer aautonomia e minimizar as dificuldades, estimulando adequadamente visando as necessidades especais individuais.
A metodologia inclusiva cria oportunidades de experimentação das aprendizagens, enriquecendo desta forma o processo individual de alfabetização do aluno portador de necessidades educacionais especiais.

The poor intellectual literacy is the main argument of this article. Beginning witha conceptualization of the poor and spreading the difficulties and opportunities of the individual in the case not only reading and writing, but also training for life and work. In this sense, among others, collaboration, shared leadership, curriculum and institutional support, the involvement of the educational community are fundamental pillars for the implementation of this model of education.The achievements are progressive development time differs, however you have to believe, walking seeking direction to advance the autonomy and minimize the difficulties, stimulating adequately targeting the needs of individual species.













1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como propósito contribuir, com a disceminação do conhecimento relacionado a aprendizagem, maisprecisamente da leitura e da escrita pelo portador de deficiência intelectual. Assim, a pesquisa realizada visa oferecer um panorama histórico e uma análise crítica da problemática relacionada à alfabetização do deficiente intelectual, conhecimento que permitirá ao leitor refletir sobre alternativas pedagógicas possíveis, capazes de atender aos objetivos de ensino aos estudantes com esta necessidadeeducacional especial.
Nesta pesquisa entendeu-se a Deficiência Intelectual como uma alteração do funcionamento mental geral, significativamente abaixo da média, decorrente de fatores intervenientes no período de desenvolvimento, com comprometimento de duas ou mais áreas de conduta adaptativa - capacidade do indivíduo em responder adequadamente às demandas da sociedade – relacionadas à comunicação,aos cuidados pessoais, às habilidades sociais, ao desempenho na família e comunidade, à independência na locomoção, saúde, e segurança, ao desempenho escolar, ao lazer e ao trabalho. A adoção deste referencial está em consonância com o conceito adotado pela Política Nacional de Educação Especial: livro I/MEC/SEESP – Brasília: a Secretaria, 1994
As dificuldades de desempenho escolar sãomanifestações presentes no quadro da deficiência mental e torna-se relevante discutir os problemas enfrentados por estes escolares especiais no processo de alfabetização. A escrita, grande marco do aprendizado acadêmico por ser um instrumento indispensável aos demais níveis escolares, à apreensão de outros conhecimentos e à inserção em uma sociedade letrada (ROCKWELL, 1985), é um desafio ao aprendizado dodeficiente intelectual se a considerarmos uma nova forma representação do mundo e de expressão lingüística.
A problemática da alfabetização do deficiente intelectual fica ainda mais complicada quando se introduz a esta discussão a crença que alguns profissionais possuem quanto às reais possibilidades de ensino do deficiente, considerados alunos que se afastam dos padrões de normalidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os desafios dos portadores de deficiência na sociedade
  • ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL: UM DESAFIO PARA A ESCOLA
  • A COMUNICAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E ALUNOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA DE TURMAS REGULARES
  • O DESAFIO DAS EMPRESAS NA INCLUSÃO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO
  • Fichamento inclusão do aluno com deficiência na escola: os desafios continuam.
  • portadores de deficiencia
  • O Portador de Deficiencia
  • Portadores de deficiencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!