Alfabetização digital

Páginas: 13 (3059 palavras) Publicado: 6 de fevereiro de 2013
PROJETO INCLUSÃO DIGITAL: ALFABETIZAÇÃO DIGITAL

POR QUE FAZER CURSO DE INFORMÁTICA?

Quanto mais conhecimento, mas será a chance de um futuro melhor e com mais oportunidades de emprego. Hoje em dia á maioria das profissões exigem que as pessoas tenham pelo menos um 2º Grau completo, falar mais de uma língua e claro um curso de informática, que se tornou essencial.


As pessoasprecisam estar atualizadas, sabendo cada vez mais. Isso porque no mercado de trabalho a competitividade é muito grande, e os destaques são as pessoas que possuem um curso profissionalizante.


Se você parar para pensar vai ver como faz a diferença. Se uma pessoa não possui experiência, um curso, entre outras coisas já é difícil, imagine sem nada! A informática pode abrir muitos caminhos,e dependendo da profissão que deseja seguir ela é fundamental.


O fruto maior da informática em nossa sociedade é o de manter as pessoas devidamente informadas, através de uma melhor comunicação, possibilitando assim, que elas decidam pelos seus rumos e os de nossa civilização.


Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos. É muitodifícil pensar em mudanças, em transformações, inovações em uma empresa sem que em alguma parte do processo a informática não esteja envolvida.






INTRODUÇÃO:

Compreendemos durante os estudos acadêmicos, que a tecnologia vem ocupando um espaço muito importante na sociedade, tendo em vista, que são muitas as iniciativas das Políticas Públicas em âmbito Federal, Estadual eMunicipal voltadas para a inclusão digital nas escolas e comunidade. Através de programas do Governo Federal como: o Programa Nacional de tecnologia Educacional (PROINFO), criado pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura, proporcionando aos alunos uma inserção no mundo tecnológico com a finalidade de aproximá-los, fazendo com que participem ativamente de atividades que propiciem o acesso às novastecnologias da informação e comunicação.
A necessidade da cultural digital, de ampliar nas comunidades o uso de novas tecnologias, disponibilizando centros de inclusão digital com a função de mediar professores e alunos como uma ferramenta pedagógica.

Percebemos que a informática vem adquirindo uma acentuada relevância no cenário educacional. A sua utilização como instrumento deaprendizagem aumenta cada vez mais e, com isso a educação passa por mudanças estruturais e funcionais frente a essa tecnologia. Diante dos estudos percebemos que a inclusão digital: não é só ter acesso as máquinas, e sim ter uma vasta rede para que o sujeito possa produzir conhecimento e desenvolver-se nos aspectos culturais.










JUSTIFICATIVA:

Observando a carência em nível deestrutura tecnológica e do conhecimento da comunidade, na cidade de Alcobaça, sentimos a necessidade de ir ao encontro desta realidade tão próxima de nós, tendo a finalidade de buscar meios para inserir a comunidade no mundo digital. Na busca pelo conhecimento, somos instigados a propiciar alternativas que permitam comunidades e alunos do Projeto de Inclusao Digital, fazer parte das transformaçõessociais que ocorre atualmente. A perspectiva não é propor que sejam atendidos exclusivamente os desejos da comunidade, mas que, a partir de situações do cotidiano da própria comunidade. Queremos que aluno possa se apropriar cada vez mais dos conhecimentos tecnológicos e esse indivíduos possam ser agentes transformadores na sociedade contemporânea.

Fazer parte das transformações sociaisque ocorrem atualmente, nos leva a observar que o contexto atual prevê que o educando do futuro deve estar inserido em um processo de aprendizagem para contribuir com as novas descobertas tecnológicas e buscar o conhecimento de forma livre para que possa ter melhores resultados na vida profissional e social.
METODOLOGIA:

O curso aborda aulas teóricas com exercícios práticos desenvolvidos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alfabetização digital
  • Alfabetização digital
  • Projeto alfabetização digital
  • A importancia do letramento digital para a alfabetização
  • Alfabetização e inclusão digital
  • Alfabetizacao Digital E Nocoes De EAD
  • Jogo digital: um auxílio no processo de alfabetização
  • Alfabetização cartográfica e o ensino de geografia: do papel ao meio digital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!